Desentupidora 24 horas
Faça a revisão do encanamento com uma desentupidora 24 horas
24/04/2018
Desentupir encanamento
Dicas para quem mora sozinho: Aprenda a desentupir encanamento
26/04/2018
Mostrar Todos

Estados adotam medidas de controle do transporte de resíduos

Transporte de resíduos

Plataformas digitais ajudam na fiscalização dos serviços de transporte de resíduos em diversos estados brasileiros. No Rio de Janeiro, o governo estadual tornou obrigatória a declaração de geração, destinação e transporte de resíduos para as empresas que pretendem levar seus resíduos para dentro do estado. Desde março deste ano, todas as empresas geradoras são obrigadas a declarar no site do INEA a movimentação e o destino final de seus resíduos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), bem como diversas leis estaduais, estabelece que o sistema declaratório é uma obrigação legal do poder público.

Trata-se da Resolução 79 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Conema), que aprova a Norma Operacional 35 do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA-RJ), que prevê a obrigatoriedade do sistema declaratório de resíduos industriais e comerciais. O sistema declaratório permite o monitoramento em tempo real todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado fluminense, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a disposição final, mesmo quando a origem ou o destino dos rejeitos for fora do território estadual. Isso representa um importante avanço no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O sistema de controle online já funciona em caráter voluntário desde setembro de 2017 e conta até o momento com a adesão de mais 20 mil empresas, entre geradores, transportadores e destinadores de resíduos. A ferramenta de controle foi implantada pelo INEA e cedida pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), com o apoio Abetre. A ferramenta é imprescindível para o poder público, pois facilita a fiscalização e, sobretudo, contribui para a elaboração de políticas e programas na área de limpeza pública e gestão de resíduos.

Iniciativa similar no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul também conta com uma plataforma de controle de resíduos industriais no estado gaúcho. Trata-se de um sistema declaratório digital que passa a ser obrigatório para todas as empresas geradoras de resíduos. A ferramenta, implantada na Fepam, permite o monitoramento em tempo real todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado gaúcho, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte de resíduos, o tratamento e a disposição final, mesmo quando a origem ou o destino dos rejeitos for fora do território estadual.

A iniciativa prevê ainda que toda a movimentação de resíduos sólidos no estado deve, obrigatoriamente, ser acompanhada do Manifesto de Transporte de Resíduos e Rejeitos (MTR). Basta a empresa geradora acessar o site do órgão ambiental, cadastrar-se e emitir os manifestos.

Conheça a Ambiental BR

A Ambiental BR é referência em excelência na gestão de resíduos. A empresa executa trabalhos de coleta, transporte de resíduos, descontaminação e limpeza de tanque aéreos e subterrâneos utilizando equipamentos especiais e profissionais altamente habilitados, treinados e qualificados de acordo com todas as normas regulamentadoras. Nossa equipe é treinada e capacitada para agir inclusive em situações de emergência.
A Ambiental BR apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de resíduos, utilizando caminhões de alta tecnologia e com sistema de vácuo muito eficiente, garantindo um trabalho correto e completo. Entre em contato com nosso atendimento e solicite orçamento gratuito.

Os comentários estão encerrados.