Equipamento de auto vácuo/limpa fossa: tire suas dúvidas

Equipamento de auto vácuo

A limpeza de fossa pode não ser uma tarefa muito prazerosa, mas é algo que requer cuidado, paciência e equipamentos especiais.

Para uma limpeza, rápida, eficaz e segura, o ideal é contratar uma empresa especializada no serviço. A Ambiental BR conta com uma equipe multidisciplinar e bem treinada na limpeza de fossas com caminhões auto vácuo em Porto Alegre.

A seguir, conheça como são realizadas as operações com equipamento de auto vácuo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Para quais serviços o caminhão auto vácuo é usado?

Em linhas gerais, o caminhão limpa fossa com sistema auto vácuo funciona a partir da sucção a vácuo dos resíduos de fossas sépticas, sejam elas residenciais ou não. Uma fossa nada mais é que o local destinado ao armazenamento de líquidos, descarte ou tratamento de resíduos.

Sendo assim, os principais serviços em que o caminhão auto vácuo são:

  • Limpeza de fossa séptica, ou seja, nos locais de tratamento do esgoto bruto.
  • Limpeza de canais de esgoto oleoso e pluvial.
  • Limpeza de fossa sumidouro, que se caracteriza como um poço sem laje de fundo que permite a penetração do efluente da fossa séptica no solo.
  • Limpeza de caixas de gordura.
  • Remoção de resíduos industriais e urbanos.

Vale destacar que a limpeza contribui não só para a higiene do local, mas atua, principalmente, no combate à doenças e verminoses que podem se originar em locais com tratamento sanitário inadequado.

Como o caminhão auto vácuo é operado?

O caminhão limpa fossa de auto vácuo é operado por um motorista e por um encarregado ou líder de equipe, que ficará responsável pela supervisão das atividades.

Para operar um caminhão auto vácuo é fundamental que todos os operadores possuam Carteira Nacional de Habilitação e sejam treinados e licenciados no curso MOPP – Movimentação e Operação de Produtos Perigosos.

Além disso, todos devem ser aptos em direção defensiva, tenham amplo conhecimento nas normas de segurança do trabalho, operação do equipamento em ambientes de risco e domínio na utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Quais as medidas de segurança adotadas antes e durante o serviço com o caminhão auto vácuo Porto Alegre?

Os riscos das operações com caminhão auto vácuo variam de acordo com as características dos resíduos coletados e do ambiente onde a operação é realizada.

Além dos treinamentos para os operadores já citados anteriormente, algumas medidas de segurança devem ser adotadas, antes e durante todas as operações. Conheça algumas delas!

  • Planejar o serviço com antecedência.
  • Manter os EPIs em bom estado de conservação.
  • Conhecer a área antes de começar a operação.
  • Ter atenção no manejo do caminhão e verificar constantemente as condições de funcionamento do mesmo.
  • O operador do caminhão deve manter-se sempre próximo ao equipamento.

Peça um orçamento!

Para solicitar um orçamento ou saber mais sobre o processo de limpeza de fossas, entre em contato com a Ambiental BR.