desentupir vaso
Cinco maneiras de desentupir vaso sanitário sem ajuda profissional
15/08/2017
como limpar caixa d'água
Aprenda como limpar caixa d’água de seu imóvel residencial
17/08/2017
Mostrar Todos

Sucção de resíduos é feita através de caminhões vacal e auto vácuo

sucção de residuos

Já ouviu falar no serviço de sucção de resíduos? Pois ele é muito importante no processo de limpeza de fossas ou estações de tratamento de efluentes, por exemplo. Trata-se de um serviço realizado através de veículo equipado com bomba de alta pressão, o qual efetua a sucção em locais de difícil acesso que estejam obstruídos.

Todo veículo utilizado para a sucção de resíduos deve ser dotado de compartimentos que suga toda a sujeira, armazenando com segurança e higiene em seu interior, para que seja dispensado posteriormente em locais legalizados, como aterros sanitários, preparados para receber tais resíduos. Conheça os principais veículos usados no transporte e sucção de resíduos.

Segurança em primeiro lugar

Independentemente de serem líquidos ou em pó, o procedimento de coleta e transporte de resíduos obedece a regras que visam tanto a segurança do ambiente como daqueles que o manipulam. O advento tecnológico de caminhões dotados de equipamentos especializados para a sucção de resíduos é um exemplo disso. Podemos citar como exemplo os sistemas Vacall e o auto vácuo.

Caminhão auto vácuo e combinado – Os caminhões de auto vácuo usados na sucção de resíduos são equipados com tanques de aço carbono, hermeticamente fechados e potentes bombas de anel líquido, acionadas por sistema de tomada de força, tornando mais segura a sua operação. Permitem a manipulação, transporte e sucção de resíduos perigosos e efluentes líquidos sem contato manual, nos estados líquidos, pastosos e em alguns casos sólidos. A versão combinada une a tecnologia do auto vácuo com a do hidrojateamento em um único caminhão, o que facilita a execução de diversos serviços e reduzindo custos.

Caminhão Vacall – Trata-se de uma tecnologia de limpeza por sucção com turbina, que também pode ser montado com bomba roots. Os equipamentos de Vacall produzem uma forte força de aspiração que utiliza o ar como veículo para a sucção dos resíduos. No processo, uma mangueira flexível, transporta os resíduos aspirados até a carroceria que é hermeticamente fechada com válvula de alívio o que garante eficiência e segurança na operação.

A tecnologia do Vacall é usada na sucção de resíduos secos, como cimento, cal, pó e outros resíduos sólidos em área industrial. Ele também pode ser usado na aspiração de pó e materiais provenientes da produção de siderúrgicas, mineradoras, cimenteiras, fertilizantes, petroquímicas, entre outras. O Vacall é ainda utilizado no transporte de resíduos, esgotamento de fossas sépticas, limpeza de bocas de lobo, limpeza de elevatória de esgoto, entre outros.

Técnicos especializados

Seja com caminhão Vacall, auto vácuo ou combinado, o serviço de sucção de resíduos só pode ser feito por empresas que possuam licenciamento ambiental, estadual e federal. Deve-se levar em consideração, também, que os colaboradores sejam treinados e capacitados conforme Normas Regulamentadoras (NR) de cada atividade a ser desenvolvida com este tipo de equipamento. Também é importante que todo o trabalho seja realizado com equipamentos de proteção.

Consulte a Ambiental BR

Ficou com alguma dúvida sobre os veículos e tecnologias usadas na sucção de resíduos? Entre em contato com a equipe da Ambiental BR e com prazer lhe forneceremos mais informações sobre o assunto!
A Ambiental BR oferece soluções ambientais completas, como desentupimento, hidrojateamento, controle de pragas e gestão de resíduos. Para isso, contamos com uma ampla equipe que oferece atendimento imediato 24 horas e sete dias por semana. Nossos profissionais são altamente capacitados e atuam sempre em busca da excelência. Entre em contato com nossa central de atendimento e solicite uma visita técnica. Não cobramos taxa de visita.

Os comentários estão encerrados.