Como funciona a bomba de vácuo e o caminhão limpa fossa?
18/10/2016
desentupimento de tubulações
Não caia no conto da desentupidora mais barata
19/10/2016
Mostrar Todos

Veículo para transporte de resíduos deve ter sinalização especifica

Para prevenir os acidentes e minimizar os riscos que substâncias perigosas trazem ao meio ambiente e à saúde da população, o Brasil vem adotando ao longo dos anos uma legislação específica e rigorosa em relação ao transporte de resíduos por via rodoviária. Conforme a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), trata-se de produtos que representam riscos à segurança pública, à saúde das pessoas ou ao meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU. Destinar corretamente esse material é responsabilidade de seus geradores. A legislação vigente no país detalha como deve ser feita a identificação e o transporte dos produtos perigosos, sua classificação, a sinalização externa dos veículos de carga, a documentação necessária para o transporte, os equipamentos de segurança e quem são os responsáveis em caso de acidentes, entre outros aspectos.

Caminhões usados no transporte de resíduos perigosos são obrigados a adotar uma série de medidas de segurança. O veículo tem que estar em boas condições de manutenção e externamente precisa estar sinalizado com placas indicativas para mostrar o produto que carrega e seus riscos. Essa indicação é feita por painéis de segurança e rótulos de risco, que trazem números e símbolos indicando a classificação dos produtos transportados e seu enquadramento em uma das classes ou subclasses especificadas na Resolução da ANTT.

Os motoristas também precisam ser treinados para a condução de produtos perigosos. No transporte ele deve levar a documentação com dados sobre a classificação da carga, o fabricante ou importador do produto, as autorizações para circulação e informações de segurança para o caso de acontecer um acidente, além de um kit de emergência pronto para ser usado em caso de acidente.

 

Classificação dos produtos perigosos

Os produtos químicos perigosos são divididos nas seguintes classes:sinalização transporte de resíduos

 

1 – Explosivos;

2 – Gases;

3 – Líquidos inflamáveis;

4 – Sólidos inflamáveis; substâncias sujeitas a combustão espontânea; substâncias que em contato com água emitem gases inflamáveis;

5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;

6 – Substâncias tóxicas e substâncias infectantes;

7- Materiais radioativos;

8 – Substâncias corrosivas;

9 – Substâncias e artigos perigosos diversos.

As classes podem ter subclasses como, por exemplo, os gases, que subdivididos em três grupos: gases inflamáveis, gases não inflamáveis e não tóxicos e gases tóxicos. Existem cerca de 3.500 números ONU relacionando os produtos perigosos. A ONU possui um comitê específico para legislar sobre o assunto.

 

Respeito a legislação e ao meio ambiente

Para garantir que os resíduos sejam tratados com precaução, seguindo as especificações da lei, a Ambiental BR conta com uma frota de veículos nova e equipada, totalmente certificada pelo INMETRO, com serviços especiais para transporte de diversos tipos de resíduos líquidos, atendendo a necessidade de cada presente. Nossa equipe é treinada e capacitada para agir inclusive em situações de emergência. A Ambiental BR apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de resíduos, utilizando caminhões de alta tecnologia e com sistema de vácuo muito eficiente, garantindo um trabalho correto e completo. Entre em contato com a empresa pelo 0800 643 2633 e solicite orçamento gratuito.

Os comentários estão encerrados.