Como limpar caixa de gordura – organize um plano de limpeza

Esgotamento de fossa
Desentupidora de esgoto realiza a manutenção do encanamento
15/02/2017
Economizar no desentupimento de canos pode sair bem caro
Razões para não descuidar da limpeza de reservatórios de água
18/02/2017

Como limpar caixa de gordura – organize um plano de limpeza

As caixas de gordura são fundamentais para impedir que a gordura que sai da pia da cozinha vá para a rede de esgoto, causando problemas na rede hidráulica. A água e a gordura vão para a caixa. Por ser mais leve, a gordura flutua e a água fica embaixo. O que separa a água da gordura é uma abertura da caixa que leva a água para a tubulação de esgoto. Mas, e quando ela entope? Para evitar essa situação e suas consequências, como transbordamento e mau cheiro, é importante saber quando e como limpar caixa da gordura.

Primeiramente, a caixa de gordura deve ser limpa a cada três meses. Mas, dependendo do tamanho e do ritmo da cozinha, essa operação deve ser realizada quinzenalmente. Por exemplo, a demanda de uma casa é diferente daquela adotada em um prédio ou em um restaurante. O entupimento da caixa de gordura pode trazer diversos problemas, como mau cheiro, escoamento lento da água da pia, proliferação de insetos ao redor e danos aos canos conectados ao encanamento entre a pia e a caixa de gordura. E como limpar caixa de gordura? Esse processo pode ser feito por você mesmo, com microorganismo ou com a contratação de um serviço especializado.

Como limpar a caixa gordura manualmente

A primeira coisa a fazer é localizar a caixa de gordura. O dispositivo costuma ficar na área externa, mas pode estar sob a pia ou no piso da cozinha. Coloque uma luva resistente, abra a tampa da caixa e retire com uma pá os dejetos (um material amarelo e sólido, parecido com manteiga). A crosta de gordura deve ser descartada no lixo orgânico ou doada para empresas que reciclam. Nem pense em jogar no vaso sanitário, pois essa gordura irá entupir o encanamento do mesmo jeito. Quando notar que só sobrou liquido dentro da caixa, a limpeza está concluída. Água quente pode prejudicar ainda mais a situação. As caixas de gorduras atuais são feitas de PVC e a água com temperatura elevada pode provocar danos ao material.

Como limpar caixa de gordura com microorganismos

Método considerado ecologicamente correto, o composto biológico é capaz de degradar gordura animal, vegetal e óleo, além de ser completamente atóxico. Esse método é ótimo para manutenção, mas não costuma ser muito eficaz em casos de entupimento da caixa de gordura.

Como limpar caixa de gordura profissionalmente

A higienização da caixa de gordura, principalmente a de cozinhas industriais, requer a utilização de equipamentos de bomba de alta pressão que devem ser operados por técnicos especializados. A Ambiental BR, por exemplo, conta profissionais capacitados que realizam uma completa verificação e limpeza também de ralo, sifão e canos integrados a caixa de gordura, além de certificar-se do correto descarte dos resíduos retirados do recipiente de forma que não sejam lançados em local inapropriado que possa prejudicar o meio ambiente.

Mudança de hábitos

Agora que já sabe como limpar caixa de gordura, é hora de garantir o bom funcionamento do dispositivo. Para isso, evite despejar restos de comida nos ralos. Os alimentos, junto com o óleo utilizado para sua preparação, podem ser os grandes vilões das redes hidráulicas. Assim como é essencial fazer a coleta seletiva para cuidar melhor do meio ambiente, é importante cuidar para que os restos de comida não atinjam o esgoto e cause grandes danos a você e ao meio ambiente.

Ligue para a Ambiental BR

Não descuide da limpeza da caixa de gordura de seu imóvel. Para uma manutenção segura e garantida, contate a Ambiental BR, empresa especializada em diversos tipos de serviços de desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e entre outros. A empresa conta com uma equipe altamente especializada e equipamentos modernos que resolve seu problema rapidamente e com o mínimo de sujeira. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana, tanto pequenas residências, como grandes empresas. O orçamento é gratuito.

Os comentários estão encerrados.