limpeza nos ralos
Limpeza nos ralos externos evita alagamentos
18/08/2016
desentupidora 24 horas
Serviços como de desentupidora 24 horas facilitam sua vida
18/08/2016
Mostrar Todos

Zona Norte de Porto Alegre Enfrenta Problemas

Zona Norte de Porto Alegre

A zona norte de Porto Alegre possui uma grande importância para a cidade. No passado, abrigou o distrito industrial da cidade, hoje conta com todos tipos de serviços e um grande volume populacional, os dois maiores bairros da cidade estão nesta região: o Rubem Berta e o Sarandi. Apesar de ser uma área tão crucial, os moradores da zona norte de Porto Alegre convivem frequentemente com problemas estruturais que trazem muita dificuldade ao dia a dia.

 

Faltas de luz são constantes

 

No último domingo, um problema em um alimentador da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) deixou por volta de 5 mil clientes sem luz na Zona Norte de Porto Alegre, somente um uma hora depois do problema ser relatado, que o serviço começou a ser normalizado. Infelizmente este tipo de problema é recorrente na região, muitos moradores já relataram danos materiais sofridos pela falta de luz.

 

Alagamentos

 

Quando chove na Zona Norte de Porto Alegre, se deslocar a pé torna-se impossível e o transito fica todo trancado, quem puder que fique em casa, isto é, se a casa não for invadida por uma enchente. Mesmo se as chuvas não forem tão intensas, os alagamentos são comuns, pois os bueiros estão sempre entupidos por falta de limpeza.

 

Na avenida São Pedro, foi feita uma obra de microdrenagem, mas apesar de todos os altos gastos com a obra, os problemas não foram resolvidos.Na Vila Minuano, no Sarandi, foi construída uma casa de bombas no valor de R$9,1 milhões na expectativa de que isso pudesse atenuar os problemas de alagamento. No entanto, o empreendimento foi entregue com problemas estruturais e nunca chegou a funcionar.

 

 

O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) que poderia resolver estas questões, está passando por uma crise. Nesta segunda-feira, dia 15, o prefeito José Fortunati convocou uma entrevista coletiva para anunciar que irregularidades no órgão geraram um prejuízo de mais de R$2,1 milhões aos cofres públicos. Empresas privadas eram contratadas para realizar as limpezas, mas superfaturavam os serviços.

 

Ação Humana

 

Além de todos os problemas estruturais, a Zona Norte de Porto Alegre ainda enfrenta problemas oriundos da má conduta de algumas pessoas. Nesta segunda-feira, 15, um incêndio atingiu um galpão de reciclagem na Avenida Bernardino Silveira Amorim, no bairro Rubem Berta, o local faz parte de uma associação de catadores de material reciclável. Segundo relatos, este incêndio, que poderia ter custado vidas e se espalhado pelo bairro, aconteceu por conta de uma discussão de quatro indivíduos com os trabalhadores da associação. Na tentativa de se vingar, eles teriam ateado fogo ao local.

 

O que podemos fazer?

 

É certo que boa parte das questões de infraestrutura são atribuídas ao poder público. No entanto, também temos responsabilidades individuais que se bem resolvidas podem fazer a diferença.

 

Os bueiros da cidade não têm recebido limpezas regulares e manutenções preventivas como deveriam, mas temos que pensar que o que provoca a sujeira e entupimento desses bueiros, muitas vezes, é o fato das pessoas jogarem lixo nas ruas. Uma mudança de atitude pode diminuir as obstruções.

 

O sistema elétrico da cidade tem muitos problemas, porém, a sobrecarga é piorada pelas pessoas que fazem ligações ilegais, os famosos “gatos”. Se você sabe de alguém que realiza esta prática: denuncie!

 

Parte dos problemas com água ocorrem porque as pessoas não realizam corretamente a limpeza das tubulações, limpeza de fossa, não realizam a desobstrução dos canos. Muitas destas tarefas não são de responsabilidade do Dmae ou do Dep, então os moradores e comerciantes devem contratar uma empresa desentupidora para garantir que o serviço seja bem feito.

 

Uma Empresa na Zona Norte de Porto Alegre

 

A Desentupidora Ambiental BR foi fundada há mais de 20 anos na Zona Norte da cidade e temos muito orgulho de fazer parte desta história. Ficamos tristes com a falta de cuidado que a área recebe do poder público e de alguns moradores, acreditamos no potencial da região e na boa vontade da maioria da sua população que luta diariamente para melhorar as condições locais.

Os comentários estão encerrados.