desentupimento de privada
Rapidez no desentupimento de privada reduz danos ao banheiro
17/03/2018
desentupidor de cano
Aprenda a fazer um desentupidor de cano líquido caseiro
20/03/2018
Mostrar Todos

Transporte de resíduos deve ser feito por técnico habilitado

transporte de resíduos

Um ponto importante sobre o transporte de resíduos perigosos diz respeito ao treinamento e aperfeiçoamento dos condutores. Os técnicos responsáveis devem estar devidamente habilitados e preparados para possíveis problemas e possuir competências na gestão de soluções, caso haja algum imprevisto ou vazamento durante o trajeto. Essa preocupação se justifica. Afinal, o transporte de resíduos é um dos principais focos no processo de gestão dos efluentes industriais.

O responsável pelo transporte de resíduos também deve levar a documentação com dados sobre a classificação da carga, o fabricante ou importador do produto, as autorizações para circulação e informações de segurança para o caso de acontecer um acidente, além de um kit de emergência pronto para ser usado em caso de acidente. A sinalização do veículo utilizado no transporte de resíduos também é importante. Sinalização do transporte: Por fim não podemos esquecer-nos da sinalização para cada tipo de resíduo, cumprindo assim com as leis ambientais.

Normas para o transporte de resíduos

O sistema de transporte de resíduos precisa seguir uma série de normas e regras para que cheguem às estações de tratamento da forma adequada e segura. Além disso, há leis que determinam responsabilidades e preveem penalidades para quem negligencia seu cumprimento. Conforme determinação da Norma ABNT 13221, o transporte de resíduos deve ser realizado por equipamentos adequados previstos pela ABNT, sendo que estes veículos devem:

– Encontrar-se em um estado de conservação que não permita o vazamento ou o derramamento do resíduo durante o transporte;
– Oferecer proteção contra intempéries aos resíduos, assim como o devido acondicionamento para evitar seu espalhamento na via pública;
– Atender à legislação ambiental específica (federal, estadual ou municipal) quando existente, assim como portar o documento de controle ambiental previsto pelo órgão competente (que deve informar o tipo de acondicionamento dos materiais carregados).

Documentação necessária

Uma série de medidas de segurança devem ser adotadas no transporte de resíduos, principalmente no que diz respeito aos veículos utilizados. Estes devem estar em boas condições de manutenção e portar:
• Registro de veículos na ANTT;
• Certificado de inspeção do INMETRO para transporte de resíduos perigosos classe I;
• CIPP – Certificado de Inspeção;
• Licença especial de trânsito de produtos perigosos – SVMA
• Rastreador por GPS;
• Kit de emergência ambiental;
• Regularização ambiental de documentos de frotas

Referência em transporte de resíduos

A Ambiental BR dispõe de veículos adequados aos padrões exigidos pelos órgãos e legislações em vigor, além de recipientes para o correto acondicionamento e transporte dos resíduos. Nossa equipe é treinada e capacitada para agir inclusive em situações de emergência.

A Ambiental BR apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de resíduos, utilizando caminhões de alta tecnologia e com sistema de vácuo muito eficiente, garantindo um trabalho correto e completo. Ligue agora e solicite seu orçamento gratuito.

Os comentários estão encerrados.