desentupir privada
Vantagens de desentupir privada com profissional especializado
10/11/2017
desentupimento
Desentupimento de caixas de gordura, sifonadas e de passagem
13/11/2017
Mostrar Todos

Tecnologia empregada no transporte de resíduos perigosos

transporte de resíduos

Os resíduos gerados por diversos processos necessitam de um destino adequado de modo a evitar impactos ao meio ambiente, como poluição de corpos hídricos, contaminação de lençol freático e danos à saúde. A legislação ambiental, através de órgãos responsáveis como Fepam, Ibama e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), dentre outros órgãos oficiais, determina normas a serem cumpridas no processo de gestão de resíduos, que inclui a coleta e transporte de resíduos até a destinação final.

O transporte de resíduos é realizado com veículos licenciados pela FEPAM e devidamente equipados, para que o serviço seja realizado de forma segura e que não ocorra vazamentos ou derramamentos em via pública. Conheça os veículos usados para o transporte de resíduos:

Caminhões de Auto Vácuo – são capazes de realizar a sucção e o transporte de resíduos líquidos, inclusive classe I e II, e dar a destinação final, conforme legislação ambiental. Estes caminhões contêm bombas de transferência, com capacidade de 120 m³/hora, para acessar onde houver dificuldade de aproximação do caminhão, caixas de inspeção e bocas de visita. A bomba de transferência é capaz de transferir resíduos sem o uso do compartimento auto vácuo (tanque), com deslocamento dos resíduos até, aproximadamente, 150 metros de distância.

Sistema ROOTS Omega PG – As bombas de vácuo “ROOTS” podem ser utilizadas em processos de vácuo que precisem de ar ou gás limpo, livre de óleos e poluentes. São utilizadas principalmente para o transporte pneumático (gerando vácuo por sucção) em processos de diferentes indústrias (alimentícia, metalúrgica, soldagem, têxtil, entre outros) e em todos aqueles processos em que se requeiram vácuo entre 0 e 150 bar em serviço continuo, mas também é possível maiores variações em situações especiais.

Caminhões Vac-All – Trata-se de uma tecnologia de limpeza por sucção com turbina, que também pode ser montado com bomba roots. Os equipamentos de Vac-all produzem uma forte força de aspiração que utiliza o ar como veículo para a sucção e transporte de resíduos. No processo, uma mangueira flexível faz o transporte de resíduos aspirados até a carroceria que é hermeticamente fechada com válvula de alívio o que garante eficiência e segurança na operação.

Normas de segurança

Qualquer veículo usado para o transporte de resíduos perigosos deve seguir uma série de medidas de segurança. Além de estar em boas condições de manutenção, deve estar sinalizado com placas indicativas para mostrar o produto que carrega e seus riscos. A legislação vigente no país detalha como deve ser feita a identificação e o transporte dos produtos perigosos, sua classificação, a sinalização externa dos veículos de carga, a documentação necessária para o transporte, os equipamentos de segurança e quem são os responsáveis em caso de acidentes, entre outros aspectos.

Confie na Ambiental BR

Os caminhões da Ambiental BR são certificados no INMETRO e os motoristas possuem curso de movimentação de produtos perigosos, garantindo confiabilidade e segurança na operação e transporte de resíduos de nossos clientes. Nossa empresa gerencia as etapas do transporte, fornecendo todos os laudos necessários, atendendo as normas ABNT e exigências dos órgãos estaduais de controle ambiental. Entre em contato com nossa central de atendimento e solicite orçamento gratuito.

Os comentários estão encerrados.