desentupidora de privada
Serviço imediato de desentupidora de privada reduz danos ao banheiro
26/06/2017
limpeza de fossa em porto alegre
Limpeza de fossa em Porto Alegre evita transbordamentos
28/06/2017
Mostrar Todos

Transporte de resíduos perigosos e os riscos ao meio ambiente

transporte de resíduos

A imprudência e o descumprimento das normas para o transporte de resíduos perigosos podem representar riscos ao meio ambiente e aos profissionais envolvidos nesse trabalho. Conforme a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), trata-se de produtos que representam riscos à segurança pública, à saúde das pessoas ou ao meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU.

A legislação vigente no país detalha como deve ser feita a identificação e o transporte dos produtos perigosos, sua classificação, a sinalização externa dos veículos de carga, a documentação necessária para o transporte, os equipamentos de segurança e quem são os responsáveis em caso de acidentes, entre outros aspectos. Os produtos perigosos são classificados desta forma não somente pelo fato de suas composições químicas apresentarem ameaças, mas também por serem instáveis em seu manuseio e transporte.

Os veículos usados no transporte de resíduos contam com painéis de segurança e rótulos de risco para informar a substância transportada, assim como a classe da qual faz parte e os riscos que pode gerar. A fixação e a quantidade desta simbologia também são estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A leitura e o entendimento destes sinais alertam os demais condutores de uma da via para a adoção de atitude preventiva, como manter distância adequada e ter cautela para fazer ultrapassagens.

Formação de condutores

Os condutores dos veículos utilizados para o transporte de resíduos devem possuir o certificado de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), conforme determinação da ANTT. Os envolvidos no transporte e movimentação dos materiais perigosos devem ter condições de identificar com clareza o tipo de material com o qual estão lidando e os riscos aos quais estão expostos.

Respeito a legislação e ao meio ambiente

Para garantir que os resíduos sejam tratados com precaução, seguindo as especificações da lei, a Ambiental BR conta com uma frota de veículos nova e equipada, totalmente certificada pelo Inmetro, com serviços especiais para transporte de diversos tipos de resíduos líquidos, atendendo a necessidade de cada presente. Nossa equipe é treinada e capacitada para agir inclusive em situações de emergência.

A Ambiental BR apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de resíduos, utilizando caminhões de alta tecnologia e com sistema de vácuo muito eficiente, garantindo um trabalho correto e completo. Entre em contato com nosso atendimento e solicite orçamento gratuito.

Os comentários estão encerrados.