como desentupir pia
Problemas no banheiro: confira nossas dicas de como desentupir pia
30/05/2017
como desentupir cano de pia
Como desentupir cano de pia da cozinha limpando o sifão
01/06/2017
Mostrar Todos

Gestão Ambiental: Transporte de resíduos de oficinas automotivas

transporte de resíduos

Uma oficina mecânica utiliza produtos químicos ou tóxicos durante a execução de suas atividades e serviços. Dessa forma, este é um setor que apresenta diversos agentes potencialmente poluidores do meio ambiente. A gestão ambientalmente correta de seus resíduos é requisito legal uma vez que se tratam de resíduos perigosos que possuem normas específicas de armazenamento e disposição. O processo inclui diferentes etapas, que culmina no transporte de resíduos gerados para os locais adequados.

Entre os principais resíduos gerados por uma oficina automotiva estão efluentes líquidos como água contaminada com óleo, sólidos sedimentáveis e detergentes gerada nos setores de lubrificação, troca de óleo, lavagem em geral e cabine de pintura. Por isso, a oficina deve possuir locais adequados para tratamento e armazenamento dos resíduos gerados na prestação dos serviços. Todo efluente gerado deve ser coletado, transportado e destinado à uma central de gerenciamento de resíduos industriais.

O procedimento de coleta desse material é efetuado através do sistema de hidrojateamento e auto vácuo. No primeiro, o efluente é retirado com água despejada através de jatos potentes de até 2.800 bar. A alta velocidade da água gera uma pressão que remove a sujeira acumulada, sem danificar o tanque. Após a coleta através de caminhão de sucção, é feito o transporte de resíduos e sua destinação adequada.

Caixas separadoras

Você sabia que existem alguns itens importantes que toda oficina deveria levar em conta tendo em vista um negócio sustentável, que ajudam a diminuir os impactos ao meio ambiente e de quebra reduzir alguns custos de manutenção? É o caso das caixas separadoras de água e óleo, responsável por evitar que o óleo de motor e combustíveis carregados junto com as sujeiras do piso, não vá para o solo, aterros e rios ou, até mesmo, para a rede de esgoto. Imagine a quantidade de óleo que se utiliza dentro de uma oficina e imagine a dor de cabeça que você pode evitar com entupimentos!

Crime ambiental

O descarte irregular da água, óleo e sólidos retirado de oficinas automotivas é considerado crime ambiental. Por isso, é preciso ficar atento na hora de contratar uma empresa para realizar esse serviço. Para não errar, ao pedir o orçamento verifique a Licença Ambiental de Operação (LAO), expedido pela Fepam, assim como as certificações do Ibama Inmetro. Desconfie, principalmente, do valor cobrado pelo serviço de tratamento, coleta e transporte de resíduos.

Credibilidade

A maneira como você lida com tudo aquilo que aparentemente não é mais útil para o seu negócio diz muito sobre seu comprometimento com a sustentabilidade. Não coloque a credibilidade da sua marca em risco contratando uma empresa de transporte de resíduos amadora. A Ambiental BR oferece um serviço de gestão de resíduos domésticos e industriais. São mais de 15 anos de experiência e constantes investimentos em tecnologia e maquinário para a gestão de resíduos e proteção do meio ambiente.

Conte com a Ambiental BR

A Ambiental BR é referência em excelência no serviço de transporte de resíduos. A empresa executa trabalhos de remoção de resíduos, descontaminação e limpeza de tanque aéreos e subterrâneos utilizando equipamentos especiais e profissionais altamente habilitados, treinados e qualificados de acordo com todas as normas regulamentadoras. Trabalhamos 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados de Norte a Sul do País. Para a Ambiental BR, cuidar do meio ambiente é mais do que uma responsabilidade, é o dever da nossa empresa.

Os comentários estão encerrados.