Responsabilidade ambiental no transporte de resíduos

Técnicas usadas em desentupimentos variam conforme o problema
Proteja sua horta e jardim com o controle de pragas Porto Alegre
16/03/2017
Adiar desentupimento de tubulação pode causar sérios problemas
18/03/2017

Responsabilidade ambiental no transporte de resíduos

O gerenciamento de resíduos engloba inúmeras etapas que necessitam de um planejamento cuidadoso para sua execução. Identificar, quantificar e classificar tudo que é gerado pelo o que a sua empresa produz é a primeira etapa para gerenciar de forma responsável e segura os resíduos. O transporte de resíduos, ao lado da coleta, é parte fundamental para que esse ciclo seja completo. Para tanto, ele deve ser executado em condições ambientalmente adequadas, por empresas licenciadas aos órgãos ambientais competentes.

As regras para o transporte de resíduos são específicas e seu não cumprimento pode gerar danos ambientais e financeiros para a pessoa física ou jurídica responsável por esse material. Os parâmetros para o tratamento e transporte de resíduos são definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela estabelece que os veículos utilizados nesse processo devem estar de acordo com as normas segundo suas condições de uso e identificação, evitando os danos ao meio ambiente e a saúde pública.

Veículos para o transporte de resíduos

Caminhões de Auto Vácuo – têm capacidade de succionar e transportar resíduos líquidos, inclusive classe I e II, e dar a destinação final, conforme legislação ambiental. Estes caminhões contêm bombas de transferência, com capacidade de 120 m³/hora, para acessar onde houver dificuldade de aproximação do caminhão, caixas de inspeção e bocas de visita. A bomba de transferência é capaz de transferir resíduos sem o uso do compartimento auto vácuo (tanque), com deslocamento dos resíduos até, aproximadamente, 150 metros de distância.

Sistema ROOTS Ômega PG – As bombas de vácuo “ROOTS” podem ser utilizadas em processos de vácuo que precisem de ar ou gás limpo, livre de óleos e poluentes. São utilizadas principalmente para o transporte pneumático (gerando vácuo por sucção) em processos de diferentes indústrias (alimentícia, metalúrgica, soldagem, têxtil, entre outros) e em todos aqueles processos em que se requeiram vácuo entre 0 e 150 bar em serviço continuo, mas também é possível maiores variações em situações especiais.

Caminhões Vacall – Tecnologia de limpeza por sucção com turbina, que também pode ser montado com bomba roots. Os equipamentos de Vacall produzem uma forte força de aspiração que utiliza o ar como veículo para a sucção de resíduos. No processo, uma mangueira flexível, transporta os resíduos aspirados até a carroceria que é hermeticamente fechada com válvula de alívio o que garante eficiência e segurança na operação.

O que exigir

Ao buscar um serviço de transporte de resíduos você deve exigir que o contrato demonstre claramente a responsabilidade do transportador pela correta destinação do material coletado às estações tratamento. É preciso ter certeza que a empresa responsável por essa prestação de serviço está devidamente habilitada para fazê-lo, já que, na maioria das vezes, se tratam de resíduos que podem prejudicar o meio ambiente e a saúde pública.

Documentação necessária

Uma série de medidas de segurança devem ser adotadas em relação aos caminhões usados no transporte de resíduos. Conforme explicamos em outro artigo, o veículo tem que estar em boas condições de manutenção e externamente precisa estar sinalizado com placas indicativas para mostrar o produto que carrega e seus riscos. Essa indicação é feita por painéis de segurança e rótulos de risco, que trazem números e símbolos indicando a classificação dos produtos transportados e seu enquadramento em uma das classes ou subclasses especificadas na Resolução da ANTT. Os motoristas também precisam de treinamento para a condução de produtos perigosos. Cada caminhão usado no transporte de resíduos deve portar:

• Registro de veículos na ANTT;
• Certificado de inspeção do INMETRO para transporte de resíduos perigosos classe I;
• CIPP – Certificado de Inspeção;
• Licença especial de trânsito de produtos perigosos – SVMA
• Veículos Rastreados;
• Kit de emergência ambiental;
• Regularização ambiental de documentos de frotas

Referência em transporte de resíduos

Com a preocupação em atender as necessidades dos clientes e evitar danos ao meio ambiente ou a terceiros, a Ambiental BR dispõe de veículos adequados aos padrões exigidos pelos órgãos e legislações em vigor, além de recipientes para o correto acondicionamento e transporte dos resíduos. Nossa equipe é treinada e capacitada para agir inclusive em situações de emergência. A Ambiental BR apresenta todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de resíduos, utilizando caminhões de alta tecnologia e com sistema de vácuo muito eficiente, garantindo um trabalho correto e completo.

Os comentários estão encerrados.