Cheiro de esgoto é resolvido com desentupimento de caixa gordura
21/10/2016
Hidrojato garante um resultado rápido, limpo e eficaz
23/12/2016
Mostrar Todos

A necessidade ambiental do controle de pragas urbanas

Numa sociedade ideal, todos os seres viveriam em harmonia. No entanto, a civilização humana vem causando desequilíbrio no meio ambiente, ocupando espaços e eliminando predadores naturais de algumas espécies. Isto acaba gerando a necessidade do controle de pragas urbanas, para evitar doenças e dano econômico.

As espécies que chamamos de pragas só recebem este nome porque não se adaptam a civilização humana. Antes deste advento, elas tinham seu papel bem definido no meio ambiente. Agora, elas estão em desequilíbrio provocado pela organização do homem em sociedade e, no curto prazo, é necessário que se tome medidas para evitar um desequilíbrio ainda maior.

 

Risco

Os seres humanos são suscetíveis a um enorme número de doenças, um exemplo é a dengue, transmitida pelo Aedes aegypt. Este mosquito encontrou nos maus hábitos das pessoas, como deixar água parada, o ambiente ideal para se desenvolver. Com a sua infestação, algumas áreas do país tiveram que usar defensivos para combate-lo e salvar vidas.

Guardadas as devidas proporções, o mesmo ocorre em residências, onde infestações de ratos e baratas muitas vezes passam a ameaçar os moradores e se a infestação já estiver num nível muito avançado, é necessário o uso de produtos para manter a higiene e a saúde.

 

Prevenção

O ideal é que sejam tomadas medidas preventivas para evitar que a situação chegue em estados críticos. Não deixar lixos abertos, não deixar água parada, fechar frestas por onde insetos e roedores podem entrar; no verão, não deixar a janela aberta no fim da tarde, quando mosquitos tentam entrar nas casas para escapar do clima desfavorável…

Num primeiro momento, quando se avista insetos, é possível usar repelentes naturais, mas se não resolver, não demore muito para chamar uma empresa especializada. Quanto antes for feita a ação, maior a possibilidade de não se usar produtos químicos. Vai ser avaliado o nível de infestação, dano econômico e sempre vai ser dada preferência para técnicas naturais. E todos os produtos usados serão obrigatoriamente inofensivos para pessoas e animais de estimação.

 

Empresa autorizada

Um dos pontos mais importantes na hora de realizar o controle de pragas é escolher uma empresa confiável. Existem muitas dedetizadoras de fundo de quintal que só sabem pulverizar venenos e inseticidas, sem o menor apreço pelo equilíbrio ambiental e a saúde.

O primeiro passo para ter certeza que está contratando uma empresa segura, é garantir que ela possua todas as licenças das autoridades sanitárias e ambientais competentes, conforme determina a Resolução 52/5009 da Anvisa. Também, assegure-se que estas licenças estejam em dia, é necessário que elas sejam renovadas anualmente ou ainda mais cedo, se for por determinação da Vigilância Sanitária.

Outro fator importante é conhecer os procedimentos que serão usados. Mais do que aplicar produtos, é preciso muita técnica e conhecimento para lidar com controle de pragas. Os ratos por exemplo, são animais sociais muito organizados, é necessário entender seu comportamento e adotar várias técnicas para controlá-los e evitar recorrências. Para isso, o controle de pragas deve sempre ser acompanhado por um biólogo.

 

Ambiental BR

A Ambiental BR oferece soluções ambientais completas, contamos com equipes multidisciplinares que buscam realizar tarefas tendo sempre a sustentabilidade, integridade e excelência como objetivo. No controle de pragas, nosso objetivo é minimizar os riscos as pessoas e ao meio ambiente, através de medidas de higiene aplicadas de maneira racional e ecologicamente corretas.

Contamos com todas as licenças necessárias dos órgãos reguladores, profissionais competentes e a mais alta tecnologia, para o serviço seja feito de forma eficiente e sem prejuízos à saúde ou econômicos.
Temos equipes disponíveis para atendimento 24 horas pelo número 0800 643 2633. O orçamento é gratuito.

Os comentários estão encerrados.