Dicas de uma desentupidora de ralo
Desratização: como fazer e outras dúvidas frequentes
21/02/2017
desentupidora mais barata
Saiba o que considerar ao contratar um serviço de desentupimento
24/02/2017
Mostrar Todos

Descuidar da limpeza de fossa séptica afeta o meio ambiente

Conheça nossos serviços como desentupidora zona leste

A fossa séptica é um tanque capaz de prender os dejetos vindos de banheiros e cozinhas transformando-os em material menos agressivo à natureza. Os líquidos sem cheiro que se formam no fundo do tanque a partir desses dejetos são os efluentes. Como a fossa séptica é uma câmara que recebe constantemente resíduos e esgoto, é fundamental que seu funcionamento seja correto. Os cuidados incluem uma cuidadosa e profissional limpeza de fossa séptica. Do contrário, os problemas podem ser muitos, como retorno, mau-cheiro e proliferação de pragas (baratas, ratos e insetos).

Uma fossa séptica com problemas significa que todos os resíduos estão sendo lançados ao ambiente sem o devido tratamento, resultando em poluição e contaminação. A limpeza de fossa séptica tem como objetivo a retirada do lodo existente. O primeiro passo é escolher o dia e a hora mais adequados para a limpeza, já que o reservatório do imóvel não poderá ser utilizado durante o processo. A limpeza de fossa séptica deve ser feita preferencialmente por profissionais, pois requer inúmeros cuidados. A empresa contratada, além de experiência, deve apresentar certificação junto aos órgãos competentes. As ações de limpeza de fossa séptica compreendem a extração e transporte do material recolhido e, para fazê-lo com total segurança, necessitam de autorização.

Como é feita a limpeza de fossa séptica

De forma simplificada, a limpeza de fossa séptica obedece aos seguintes passos:
1 – Abrir a tampa da fossa e deixar ventilar. Gases inflamáveis se acumulam no interior do reservatório e podem ser perigosos;
2 – Retirar os resíduos acumulados com uma mangueira de sucção. Se o lodo está duro, deve-se utilizar água e um agitador próprio para o fim;
3 – O material retirado da fossa precisa ser transportado para um aterro sanitário ou recolhido por uma empresa especializada nesse tipo de transporte;
4 – Nunca esvazie completamente a fossa. Cerca de 10% do líquido deve ser mantido no reservatório para não interromper o tratamento que está em curso.

Erros na limpeza de fossa séptica

Confira alguns transtornos que podem ocorrer caso a limpeza de fossa séptica não seja realizada corretamente:

Infiltrações ou entupimentos: para que continue decompondo o esgoto com segurança, a limpeza de fossa séptica deve ser limpa anualmente ou quando estiver se mostrando cheia. Chame uma empresa especializada para verificar periodicamente as condições do tanque,
Problemas na estrutura: o uso de objetos pontiagudos ou substâncias muito corrosivas para na limpeza de fossa séptica pode arruinar o recipiente ou a tubulação do sistema, sendo necessário a substituição de várias partes da estrutura da fossa.
Prejudicar o funcionamento correto da fossa: retirar todo o efluente da fossa pode fazer com que ela pare de operar adequadamente.
Equipamento inadequado: a limpeza de fossa séptica requer o uso de uma bomba de alta pressão para fazer a sucção dos resíduos. Se o equipamento não apresentar potência suficiente para o serviço, os resíduos poderão ficar espalhados pelo local, dificultando a remoção posterior.

Normatização

O Departamento municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (Dmae), estabelece que as fossas sépticas devem apresentar as seguintes condições, além do disposto no Código de Edificações e nas Normas Técnicas Especiais:

Não receber águas pluviais nem despejos industriais que possam prejudicar as condições de seu funcionamento;
Possuir capacidade adequada ao número de pessoas a atender, com dimensionamento mínimo para a contribuição de cinco pessoas;
Ser construídas com material de durabilidade e estanqueidade adequadas ao fim a que se destinam;
Ser localizadas em áreas livres com facilidade de acesso, tendo em vista a necessidade periódica de remoção do lodo digerido.
Os efluentes provenientes de caminhões limpa fossa serão dispostos em locais adequados, tais como estações de tratamento de esgotos ou leitos de secagem de lodos, conforme normatização específica.

Limpeza de fossa séptica Ambiental BR

A Ambiental BR é referência no segmento de limpeza de fossa séptica há mais de duas décadas. Contamos com profissionais de alto nível e equipamento de última geração para que a limpeza de fossa séptica seja feita com o máximo de eficiência. Nossa empresa possui todas as licenças necessárias e garante que os resíduos serão transportados e descartados seguindo todas as leis ambientais. Se você possui uma fossa séptica que está com o volume muito alto, entre em contato conosco e faça um orçamento gratuito.

Os comentários estão encerrados.