Auto fossa deve ser chamada periodicamente para a limpeza da fossa
Auto fossa deve ser chamada periodicamente para a limpeza da fossa
29/08/2018
Desentupimento de galerias pluviais através de hidrojateamento
Desentupimento de galerias pluviais através de hidrojateamento
10/09/2018
Mostrar Todos

Limpeza de canaletas e caixas de inspeção de postos de gasolina

Limpeza de canaletas e caixas de inspeção de postos de gasolina

As canaletas e as caixas separadoras de água e óleo têm a função de evitar que o óleo de motor e combustíveis carregados junto com as sujeiras do piso, acabem no solo, aterros e rios ou, até mesmo, na rede de esgoto. A lavagem de veículos realizadas nos postos de gasolina, por exemplo, sempre resulta em um líquido que contém quantidades razoáveis de óleos e graxas. Por essa razão, a operação de limpeza de canaletas e da caixa separadora de água e óleo – assim como a limpeza de tanques de combustíveis – não pode ser descuidada.

As canaletas construídas na projeção da cobertura evitam que os vazamentos que podem ocorrer durante o abastecimento dos veículos escoem para a rede pluvial ou contaminem o solo. O combustível que eventualmente transbordar é contido pelas canaletas e conduzido por tubulações até as caixas separadoras. O serviço de limpeza de canaletas e caixas separadoras deve ser realizado por empresas licenciadas e com experiência na sucção e transporte de resíduos.

Hidrojateamento e auto vácuo

O procedimento de limpeza de canaletas e caixas de inspeção é efetuado através do sistema de Hidrojateamento e auto vácuo. No primeiro, a sujeira é retirada com água despejada através de jatos potentes de até 2.800 bar. A alta velocidade da água gera uma pressão que remove a sujeira acumulada, sem danificar as estruturas.

Os resíduos gerados são coletados através de caminhão de sucção, sendo transportados e destinados adequadamente. Essa atividade requer profissionais habilitados, treinados e qualificados de acordo com todas as normas regulamentadoras, principalmente as certificações NR 33 (trabalho em espaço confinado) e NR 35 (trabalho em altura acima ou abaixo de dois metros).

Destinação dos resíduos

É importante destacar que todo o resíduo gerado na limpeza de tanque deve ser coletado, transportado e destinado à Central de Gerenciamento de Resíduos Industriais. O descarte irregular da água, óleo e sólidos retirados na limpeza de tanques e caixas separadoras é considerado crime ambiental.

Por isso, é preciso ficar atento na hora de contratar uma empresa para realizar esse serviço. Para não errar, ao pedir o orçamento verifique a Licença Ambiental de Operação (LAO), expedido pela Fepam, assim como as certificações do Ibama e Inmetro. Desconfie, principalmente, do valor cobrado pelo serviço de coleta, transporte e tratamento.

Sobre a Ambiental BR

Para garantir um serviço de qualidade, a limpeza de canaletas e caixas de inspeção deve ser executada por uma empresa séria e com credibilidade na área. Caso da Ambiental BR, que executa trabalhos de remoção de resíduos, descontaminação e limpeza de tanque aéreos e subterrâneos utilizando equipamentos especiais e profissionais altamente habilitados, treinados e qualificados de acordo com todas as normas regulamentadoras.

A Ambiental BR preza todas as exigências quanto à segurança no trabalho e zelo pelo meio ambiente. São 15 anos de experiência em diversos tipos de serviços de hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e desentupimentos.  Entre em contato com nosso plantão permanente.

Os comentários estão encerrados.