desentupidor de privada
Como improvisar um desentupidor de privada com uma garrafa PET
09/08/2017
desentupidora
Chame uma desentupidora para resolver problemas nas canalizações
11/08/2017
Mostrar Todos

Limpeza de caixa de gordura previne problemas com entupimentos

limpeza de caixa de gordura

Você sabia que a limpeza de caixa de gordura deve ser feita a cada seis meses? A caixa de gordura é um sistema que armazena a gordura doméstica e impede que ela vá para a rede de esgoto. Quando o efluente gorduroso não é removido, a gordura acumula e fixa-se no interior da tubulação, por consequência, entupindo o sistema e causando um refluxo do esgoto. Por isso, é preciso se prevenir e realizar frequentemente a limpeza de caixa de gordura.

O funcionamento da caixa de gordura é semelhante ao do sifão. O dispositivo possui uma pequena quantidade de água que tem a função de filtrar o líquido gorduroso proveniente da pia. Esse líquido entra pelo tubo da caixa e se junta com a água que lá estava. Como óleo e água não se misturam, a gordura, que fica armazenada em blocos, boia e o líquido restante sai pelo lado oposto da caixa — esse dispositivo possui uma divisória interna com um lado mais largo e outro mais estreito, facilitando o processo de separação da gordura.

A limpeza de caixa de gordura
Agora que já sabemos como ela funciona, vamos entender como deve ser realizada a limpeza de caixa de gordura. Você vai ver muitos vídeos de pessoas limpando esse dispositivo, além de textos semelhantes, ensinando práticas incorretas e impróprias para a limpeza de caixa de gordura. Por exemplo, muitas pessoas despejam água fervendo na caixa de gordura para desfazer a gordura solidificada no topo da caixa. O problema é que assim que a gordura se liquefaz, ela entra na tubulação do esgoto e pode endurecer com o frio lá, causando entupimentos.

Limpeza manual
A primeira coisa a fazer é localizar a caixa de gordura. O dispositivo costuma ficar na área externa, mas pode estar sob a pia ou no piso da cozinha. Coloque uma luva resistente, abra a tampa da caixa e retire com uma pá os dejetos (um material amarelo e sólido, parecido com manteiga). A crosta de gordura deve ser descartada no lixo orgânico ou doada para empresas que reciclam. Nem pense em jogar no vaso sanitário, pois essa gordura irá entupir o encanamento do mesmo jeito. Quando notar que só sobrou líquido dentro da caixa, a limpeza está concluída. Água quente pode prejudicar ainda mais a situação. As caixas de gorduras atuais são feitas de PVC e a água com temperatura elevada pode provocar danos ao material.

Condomínios e restaurantes
No caso das cozinhas industriais e condomínios, a limpeza de caixa de gordura requer a utilização de equipamentos de bomba de alta pressão que devem ser operados por técnicos especializados. A Ambiental BR, por exemplo, dispõe de profissionais capacitados que realizam uma completa verificação e limpeza também de ralo, sifão e canos integrados a caixa de gordura, além de certificar-se do correto descarte dos resíduos retirados do recipiente de forma que não sejam lançados em local inapropriado que possa prejudicar o meio ambiente.

Mudança de hábitos

O bom funcionamento de uma caixa de gordura pode ser prejudicado por maus hábitos. O importante é evitar despejar restos de comida nos ralos ou alimentos junto com óleo. Esses materiais podem ser os grandes vilões das redes hidráulicas.

Desentupidora Ambiental BR

Você pode contratar uma empresa especializada em desentupimento e limpeza de caixa de gordura. A Ambiental BR é especializada em diversos tipos de serviços de desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. A empresa conta com uma equipe altamente especializada e equipamentos modernos que resolvem qualquer problema rapidamente e com o mínimo de sujeira. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana, tanto pequenas residências, como grandes empresas. O orçamento é gratuito.

Os comentários estão encerrados.