desentupidora de calha
Evite riscos desnecessários contratando uma desentupidora de calha
18/07/2017
desentupidor
Tecnologia e maquinário auxilia trabalho do desentupidor
20/07/2017
Mostrar Todos

Quatro passos para ter sucesso na limpeza de caixa de gordura

limpeza de caixa de gordura

A manutenção, higienização e limpeza de caixa de gordura não pode ser levada como um mero detalhe ou mais uma etapa do processo de limpeza. O dispositivo recebe toda água da pia da cozinha, retendo a gordura para que somente o líquido sujo vá para a rede de esgoto. O processo de retirada dessa gordura deve ser feito a cada três meses, ou, dependendo do uso, semanalmente. Mas como deve ser feita a limpeza de caixa de gordura?

No caso de pontos comerciais, principalmente do setor alimentício, o recomendável é que ela seja feita por profissionais. Já as caixas de gordura domésticas podem ser feitas, caso prefira, por conta própria. Uma limpeza de caixa de gordura apropriada necessitará de um sifão ou aspirador de líquidos, combinado com o uso de produtos químicos, para ser corretamente realizada. Não se iluda com produtos que prometem fazer a auto limpeza de caixa de gordura. Eles podem entupir sua rede de esgoto e causar uma boa dor de cabeça.

Tempo de duração

Uma caixa de gordura de PVC é mais fácil de limpar do que uma caixa de gordura de alvenaria. A limpeza de caixa de gordura com o cesto de gordura interno pode demorar menos de 10 minutos. Contando o tempo de lavagem, esse tempo não deve passar de 1 hora, mesmo para caixas de gordura maiores. Já para caixas de gordura de alvenaria, 1 hora é o tempo mínimo, podendo se estender para a limpeza e manutenção completa da caixa. Há modelos de caixa de gordura de PVC que permitem um encaixe perfeito para canos de sucção, facilitando ainda mais o trabalho de limpeza.

Monte um cronograma

Uma boa ideia para te ajudar a manter a caixa de gordura funcionando bem é montar um cronograma de manutenção regular. De 6 em 6 meses é uma boa frequência para casas, de 3 em 3 meses para apartamentos, 1 em 1 mês para bares e restaurantes de pequeno porte, e uma vez por semana para bares e restaurantes que tenham um uso muito frequente de óleos e gorduras.

Fazendo a limpeza de caixa de gordura

Para que a limpeza da caixa de gordura seja feita da melhor maneira possível, siga as instruções abaixo:

1 – Separe um saco plástico resistente, uma pá pequena ou peneira e coloque luvas de borracha
2 – Recolha toda a gordura depositada. Essa etapa vai fazer com que possíveis entupimentos e vazamentos sejam evitados. Coloque tudo o que retirou no saco plástico. É importante que você não deixe que essa gordura vá para o esgoto. Não a jogue no vaso sanitário, por exemplo.
3 – Raspe delicadamente as paredes e as tampas com uma espátula, garantindo que toda a gordura acumulada seja retirada;
4 – Esfregue a caixa com uma escova ou uma vassoura, jogue água quente e um produto desengordurante apropriado. Depois é só utilizar água sanitária e enxaguar bastante! Para facilitar, recomendamos que utilize água sob pressão. Deixe a água escoar, e sua caixa ficará muito bem higienizada!

Chame a Ambiental BR

Precisando fazer a limpeza de caixa de gordura do seu imóvel? A Desentupidora Ambiental BR dispõe de profissionais capacitados e equipamentos de ponta. Realizamos a limpeza e desentupimento de caixa de gordura com o mínimo de sujeira e o máximo de eficiência. O atendimento é 24 horas e o orçamento é gratuito. Ligue agora mesmo e agende uma visita.

Os comentários estão encerrados.