desentupidora de vaso
Quer contratar uma desentupidora de vaso? Confira nossas dicas
23/11/2017
como desentupir pia
Água não escoa pelo ralo? Veja aqui como desentupir pia
25/11/2017
Mostrar Todos

Seu condomínio está em dia com a limpeza de caixa d’água?

limpeza de caixa d'água

Uma das principais causas de água contaminada é a negligência com a limpeza de caixa d’água. A água chega aos reservatórios em condições de consumo. No entanto, nem sempre eles se encontram em condições adequadas. Vários microrganismos podem estar presentes nas caixas d’água sem que os moradores notem. Com a passagem do tempo, sedimentos e outras sujeiras vão sendo depositadas nas paredes dos tanques e a tornam imprópria para consumo.

Uma caixa d’água bem cuidada oferece um consumo saudável e seguro de água no dia a dia e reduz as chances de proliferação de fungos, bactérias e do mosquito da dengue. A manutenção dos tanques de armazenamento de água é uma exigência para todas as residências, indústrias, condomínios, comércios e empresas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda que a limpeza da caixa d’água seja realizada pelo menos uma vez a cada seis meses.

Trabalho profissional

Entretanto, dependendo da origem da água, a limpeza pode ser ainda mais frequente. Uma das formas de garantir que a água vai estar própria para consumo é não descuidando da limpeza de caixa d’água. Para o procedimento é recomendada a contratação de empresa especializada com conhecimento dos critérios técnicos e normas vigentes. Neste caso, prefira empresas que utilizem equipamento adequado e produtos químicos apropriados.

Contrate apenas empresas especializadas em limpeza de caixa d’água e com autorização da Vigilância Sanitária. A intervenção humana sem equipamento higienizado pode contaminar a água. Em caso de contaminação dentro dos reservatórios, o síndico poderá responder judicialmente. É importante lembrar que as caixas d’água são regularmente fiscalizadas pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, em vistorias periódicas, em campanhas de saúde ou após alguma denúncia.

O responsável pelo condomínio deve acompanhar a validade do certificado fornecido pela empresa, chamando-a sempre antes do vencimento para uma nova limpeza e desinfecção. A penalidade para a falta de manutenção e limpeza de caixa d’água pode variar de uma multa simples a multas diárias, correndo o risco maior de interdição do reservatório caso forem diagnosticados problemas mais graves que trazem algum risco à saúde dos moradores.

Conheça a Ambiental BR

Chame uma empresa especializada em limpeza de caixa d’água como a Ambiental BR. São mais de 15 anos de experiência em diversos tipos de serviços de desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos. A empresa conta com uma equipe altamente especializada e equipamentos modernos. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana, tanto pequenas. O orçamento é gratuito.

Os comentários estão encerrados.