O local onde fica armazenada a água potável para consumo necessita de atenção especial em relação a sua limpeza e conservação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA possui uma legislação específica para a limpeza e higienização de caixa d’água. Em condomínios, ela deve ser realizada apenas por uma empresa de limpeza de caixa d’água especializada, pois existem diferentes modelos de reservatórios no mercado e com manuseio específico.
Ao final do serviço, a empresa de limpeza de caixa d’água deverá entregar um relatório com a explicação do procedimento adotado e se foram encontrados problemas como infiltrações e ferragens expostas. O descumprimento da lei pode trazer implicações jurídicas para o síndico, que poderá ser responsabilizado em caso de problemas de saúde de condôminos, derivados do descumprimento da lei e da contaminação da água em decorrência disso. Confira outros itens que você deve exigir da empresa de limpeza de caixa d’água contratada.
Ao contratar uma empresa de limpeza de caixa d’água, verifique se os funcionários receberam treinamento específico para esse serviço, e se a empresa tem alvará da Vigilância Sanitária. Ao limpar caixas d’água os funcionários trabalham em altura, sendo de extrema importância o uso da Norma NR-35 para que nenhum acidente ocorra. Além disso, ele deverá utilizar equipamentos de proteção individual como macacão tipo tyvela; luvas de PVC 36 ou 46 cm; botas de borracha; cinto de segurança; óculos de proteção incolor ou ampla visão. Confira a lista de materiais e produtos usada, bem como a disponibilidade dos profissionais para solucionar quaisquer dúvidas e problemas que os moradores possam ter após a limpeza.
No dia marcado pela empresa de limpeza de caixa d’água o reservatório deve estar quase vazio para que não haja desperdício. As paredes e o fundo dos reservatórios são lavados com escova de fibra vegetal ou de fio de plástico (sabão, detergente, escovas de aço ou vassouras não são indicados). A água da lavagem e a sujeira devem ser retiradas com balde e panos. Para evitar contaminação por insetos, fezes de pombos, etc., as tampas das caixas precisam estar sempre bem vedadas. A tampa deve ser compatível com a caixa e preferencialmente ser fechada com cadeado, evitando violação. Após a limpeza da caixa, pode ser feito um exame da água por laboratórios especializados, atestando sua qualidade.
A empresa de limpeza de caixa d’água deve fornecer, ao final do serviço, um laudo de potabilidade de água. Ou seja, ela deverá ser analisada para saber se é seguro consumi-la e se a sua ingestão não implicará em riscos para o consumidor. Verificar a potabilidade da água significa analisá-la para saber se o consumo é seguro, ou seja, se a ingestão da água pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor. Toda água que é destinada ao consumo deve seguir os padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Como a qualidade da água varia com o tempo, é importante fazer análises periódicas para obter um bom controle.
A Ambiental BR conta com técnicos, engenheiros e colaboradores altamente capacitados, que dispõem da melhor tecnologia do mercado para limpeza e impermeabilização de caixas d’água. Realizamos o serviço de maneira cuidadosa, sem causar danos na estrutura, com a mínima sujeita e com cuidado para não afetar a rotina dos moradores ou empregados do local. Temos mais de 20 anos de mercado, atendemos 24 horas e com orçamento gratuito. Entre em contato com nossa central de atendimento e agende uma visita.
Até chegar às torneiras para consumo, a água percorre um longo caminho. Inicialmente é bombeada de alguma reserva até uma estação de tratamento de onde, sempre através de tubulação, segue para reservatórios de bairro e posteriormente, para casas, condomínios, indústrias e assim chegando primeiro nas caixas d'água. Dos reservatórios dos bairros até o consumidor final, há riscos de contaminação, bem como contaminação já existentes podem ser avaliadas progressivamente atrás de análises de teor de cloro e microbiológicas. Para evitar riscos à saúde dos usuários, recomendamos a limpeza e/ou desinfecção das caixas e reservatórios a cada seis meses. Limpeza e desinfecção com hipocloreto de sódio das caixas d'água superiores e inferiores de diversas dimensões.
Limpeza de caixas d'água em Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra e Litoral. Ligue já para Limpeza de Caixas d'água Ambiental BR ou solicite um orçamento por e-mail.