Gata é promovida a gerente de Controle de Pragas em estação de trem
Gata é promovida a gerente de Controle de Pragas em estação de trem
30/08/2016
Limpeza de tubulações ferroviárias previne erosão
Limpeza de tubulações ferroviárias previne erosão
31/08/2016
Mostrar Todos

Desratização

Desratização

Os ratos são animais mamíferos da ordem dos roedores, eles existem em alto número no mundo. O Organização Mundial de Saúde estima que haja uma proporção de três ratos para cada ser humano, o que significa que, possivelmente, haja mais de 21 bilhões destes bichinhos no planeta. Sendo tão comuns, eles acabam sendo parte da nossa cultura, aparecendo em filmes, desenhos e músicas. No entanto, se o convívio com estes animais for descontrolado, eles podem trazer várias doenças e outros problemas. Para evitar que isso aconteça, muitas vezes, é preciso fazer uma desratização.

Problemas Possíveis

Estes pequenos roedores são onívoros, isto é, podem se alimentar tanto de carne, como vegetais. Assim, eles competem com humanos por comida. Mas este não é um grande prejuízo, pois os ratos comem apenas 10% do seu pequeno peso por dia. O verdadeiro problema é que eles podem contaminar os alimentos com suas fezes e urinas. Desta forma ou por outros tipos de contato, os ratos podem transmitir centenas de doenças, como parasitoses, leptospirose e salmoneloses.

Além disso, os ratos podem causar vários transtornos, como estragar móveis, tubulações, danificar fios e equipamento eletrônicos.

Prevenindo a infestação

Um dos principais motivos para que uma infestação de ratos aconteça, é porque as pessoas criam situações favoráveis à sua existência. Mas, com um pouco de conhecimento, medidas preventivas podem ser tomadas para evitar que isto ocorra. Primeiramente, precisamos entender que, para ter um ambiente propício, estes roedores precisam ter água, comida, abrigo e acesso disponíveis. Sabendo disso, podemos realizar as seguintes ações:

Água

Fontes de água devem estar tapadas. Nada de deixar reservatórios expostos, algumas espécies de ratos precisam de muita água para sobreviver. Ademais, está ação evita outras pragas como o mosquito da dengue.

Comida

As comidas devem ser guardadas em vasilhames fechados. Isto que impede que os ratos as comam e que as contamine. Os sacos de lixo devem ser colocados dentro de cestos fechados, para evitar que os ratos os rasguem e se alimentem do lixo.

Abrigo

Evitar manter a área externa com materiais que podem servir de abrigo, como madeira, telhas e canos. Se houver grama, esta deve estar aparada.

Acesso

As de redes de esgoto e todas as tubulações devem ser adequadas, ralos devem ter sistema abre e fecha e fossa devem estar bem vedadas. Também, as paredes não devem ter frestas ou aberturas.

Identificando a presença de ratos

desratização

As medidas apresentadas são essenciais para garantir que você não vai ter que se preocupar com uma infestação de ratos. Porém, como saber se há roedores convivendo em sua casa?

Os ratos são criaturas espertas e furtivas e muitas vezes convivem por muito tempo em um ambiente sem ser notados. Mas eles deixam sinais que denunciam as suas presenças.

Urina e fezes

A urina dos ratos exala um odor característico de amônia. Enquanto as fezes, chamadas cíbalas, são facilmente reconhecidas por serem pequenas conchas cilíndricas. Parecidas com um grão de arroz, porém mais curvadas.

Marcas

Os móveis e as portas podem ficar roídos, com lascas de madeira próximos. Os rodapés podem ficar com manchas escuras contínuas, provocadas pela gordura do pelo dos ratos, que fica por ali quando eles passam o seu corpo.

Se você notar vários destes sinais ou visualizar um rato passeando por sua casa, então não é mais hora para medidas preventivas e será preciso fazer uma desratização.

A Desratização

Os ratos são seres sociais, embora a gente raramente os veja em grupos, eles não vivem só. Então, quando um rato é avistado, provavelmente existem vários no mesmo local. O que pede uma desratização.

Para realizar uma desratização é preciso lidar com produtos químicos, conhecer o comportamento do animal e as normas de segurança. Por isso, não é indicado que você tente acabar com este problema sozinho. O ideal é que você contrate uma empresa de controle de pragas, como a Ambiental BR.

A nossa empresa tem profissionais treinados, todas as licenças e certificados necessários, e os equipamentos mais modernos para realizar a desratização. Ao ligar para nossa empresa, mandaremos gratuitamente uma equipe no local. Ela começará o procedimento fazendo uma análise profunda da situação, identificando os focos, a espécie do rato e conhecendo o entorno do local. Com posse destas informações, ela buscará a melhor maneira para realizar uma desratização eficiente e apresentará um orçamento.

Aprovado o orçamento, o serviço é feito buscando não trazer transtorno para os moradores ou trabalhadores do local. Usando produtos que não prejudiquem as pessoas ou animais de estimação. E garantindo o saneamento do local.

Se você precisa de uma desratização, não perca tempo. Nosso atendimento é 24 horas, sempre buscando atender as demandas de cada cliente. Atendemos residências, condomínios, empresas e grandes indústrias.

Os comentários estão encerrados.