Desentupimento de caixa de gordura melhora funcionamento da rede

Evite danos ao banheiro chamando uma desentupidora de pia
12/04/2017
Caminhão pipa auxilia no processo de cura do concreto em obras
14/04/2017

Desentupimento de caixa de gordura melhora funcionamento da rede

As caixas de gordura são essenciais para o bom funcionamento da rede hidráulica em comércios, residências e, principalmente, restaurantes, pois o volume de efluente gerado nestes estabelecimentos é maior. Sua função é reduzir a quantidade de óleo e gordura que seguem para as tubulações do esgoto principal. Quando obstruídos, eles podem gerar mau cheiro em ralos, atrair pragas e transbordamento dos resíduos. Quanto antes for realizado o desentupimento de caixa de gordura, menores serão os transtornos.

As caixas de gordura são utilizadas em tratamento preliminar de águas residuárias de frigoríficos, curtumes, laticínios e matadouros onde, por vezes, o resíduo separado pode constituir produto de comércio. A caixa de gordura é essencialmente um pequeno tanque para recepção da água que contempla um tempo de detenção hidráulico de 3 a 5 minutos. A gordura que vem das pias de cozinha não pode ser lançada na rede coletora de esgoto, pois causa entupimentos. Para evitar isso, existe a caixa de gordura, que vai separar a gordura da água.

A caixa de gordura requer uma limpeza periódica, recomendada a cada seis meses, podendo ocorrer em tempo menor dependendo do uso. Sem esse procedimento, não há como garantir o fluxo de funcionamento da rede coletora. Entre os diversos passíveis de ocorrer estão os transbordamentos, entupimentos, lento escoamento da água na pia, mau cheiro que pode se espalhar pelo ambiente, atração de pragas, entre outros. Nessas situações, o desentupimento de caixa de gordura é essencial para a rede retornar à normalidade.

A forma como será feita a limpeza e desentupimento de caixa de gordura varia conforme o tamanho e o material do dispositivo. Ela pode ser construída em aço inox, plástico, ferro, concreto ou em alvenaria de tijolo maciço revestida com argamassa de cimento. É importante que toda residência tenha uma e que ela receba limpeza com frequência. O formato da caixa pode ser circular, quadrado ou retangular. Podem ter uma capacidade baixa, para pequenas residências, ou de muitos litros para restaurantes ou indústrias. Alguns modelos possuem uma espécie de cesto que facilita a retirada da gordura.

Caso a caixa de gordura esteja entupida, ou se a quantidade de gordura for muito grande, o melhor a fazer é contratar uma empresa profissional, ela vai retirar todos os dejetos, realizar a manutenção e dar a destinação correta aos resíduos. A Ambiental BR, por exemplo, conta profissionais capacitados que realizam uma completa verificação e limpeza também de ralo, sifão e canos integrados a caixa de gordura, além de certificar-se do correto descarte dos resíduos retirados do recipiente de forma que não sejam lançados em local inapropriado que possa prejudicar o meio ambiente. Confira nossas dicas de como limpar a caixa de gordura.

Desentupimento é com a Ambiental BR

A Ambiental BR é especializada em desentupimento e limpezas. Proporcionamos o perfeito funcionamento da sua caixa de gordura e garantimos que os resíduos vão ser destinados em local correto, que não prejudique o meio ambiente. A empresa conta com uma equipe altamente especializada e equipamentos modernos que resolve seu problema rapidamente e com o mínimo de sujeira. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana, tanto pequenas residências, como grandes empresas. O orçamento é gratuito.

Os comentários estão encerrados.