limpeza de coifa
Aprenda tudo sobre limpeza de coifa e sua importância
14/09/2017
desentupimento
Soluções caseiras de desentupimento que nem sempre funcionam
16/09/2017
Mostrar Todos

Hora da descupinização: setembro é época de revoada de cupins

descupinização

A primavera inicia oficialmente no dia 22 de setembro, mas as temperaturas mais elevadas já começam a ser registradas. Essa mudança climática estimula o início das revoadas de cupins, aquele bichinho de asas que fica em volta das lâmpadas e também conhecido pelos nomes de “aleluia” e “siriri”. E também sinaliza a necessidade de uma descupinização do ambiente.

Os cupins de asas são os insetos em época reprodutiva que enxameiam em busca de novos pares para formação de casais reais e criação de novos ninhos. É durante a revoada que os pares se formam. Quando chegam ao solo ocorre a perda das asas. Algumas espécies voam no final de tarde e outros ao anoitecer. Somente no Brasil são mais de 250 espécies de cupins.

As espécies que costumam causar mais prejuízos são os cupins de madeira seca e os cupins subterrâneos. Aquele pozinho fino que se espalha próximo aos objetos de madeira são suas fezes. Os cupins de madeira seca formam seus ninhos dentro de uma única peça de madeira, como uma mesa, onde fica até acabar o alimento. Já o cupim subterrâneo esconde seu ninho debaixo da terra. Vai criando túneis enormes, por onde se deslocam os operários. Uma das dicas para evitar que entrem nas casas é colocar telas de proteção nas janelas, portas e basculantes.

Época de descupinização

Apesar do grande volume de insetos nessa época, a revoada é o melhor período para prevenção e combate aos cupins, já que possibilita a localização do ninho já formado e o combate às pragas antes que elas saiam em busca de parceiros para reprodução e formação de novas colônias. O ideal é contratar um técnico em descupinização, que realizará a inspeção do local para verificar se há infestação.

Técnicas de descupinização

Focos detectados em trincas no chão ou na parede são combatidos por barreiras químicas, que impedem a entrada dos insetos e a criação da colônia. Quando a infestação é de cupins subterrâneos, costuma-se usar barreiras químicas e com um tratamento no solo ao redor do imóvel. Para fazer esse procedimento com segurança e eficiência a escolha de uma empresa séria é fundamental, já que os produtos utilizados devem ser registrados no Ministério da Saúde para não causarem danos às pessoas que convivem no ambiente.

Descupinização é com a Ambiental BR

Se você tem dúvidas sobre o processo de descupinização ou deseja fazer uma inspeção em sua residência ou empresa entre em contato conosco. A Ambiental BR é especializada em diversos serviços de dedetização e controle de pragas, como descupinização, desratização, expurgo de pombos e morcegos, entre outros. Sua equipe analisa o ambiente para determinar a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. O procedimento padrão não coloca sua família nem colaboradores em risco.

Os comentários estão encerrados.