O que você deve saber na hora de chamar uma empresa desentupidora
O que você deve saber na hora de chamar uma empresa desentupidora
16/08/2016
Caminhão pipa
Caminhão pipa ajuda na produção de filmes e comerciais
17/08/2016
Mostrar Todos

Cupim pode ser evitado com dedetização antes da primavera

Cupim pode ser evitado com dedetização antes da primavera

Setembro se aproxima e com ele a primavera, estação que marca oficialmente, o início do período quente no sul do país. Mas com o aumento das temperaturas, vem a proliferação das principais pragas urbanas que, nas épocas mais quentes, têm seu ciclo biológico acelerado. É o caso do tão temido cupim. A invasão destes bichinhos são quase invisíveis e geralmente acontece em cantos escuros e úmidos, sempre na parte interna dos móveis e objetos. Os cupins são capazes de corroer todo o móvel por dentro sem destruir a parte exterior.

 

Para não sofrer com a ação devastadora desses insetos, a solução é evitar que eles entrem em sua residência nesta estação. Uma opção é dedetização preventiva, aplicando inseticida em locais onde o inseto escolheria para construir a colônia. A escolha do veneno contra o cupim e a aplicação deve ser feita sob orientação de um especialista da área, para não ocorrer nenhum equívoco.

Pequeninos e vorazes

Os cupins podem ser pequeninos, mas são vorazes e organizados. Atraídos por luz e umidade, vivem à procura de celulose, ou seja: madeira. Nesse caso, evite deixar as luzes de casa acesas, sem necessidade; e tente manter a residência o mais limpa possível, principalmente em áreas úmidas. Não se esqueça, por exemplo, dos espaços que ficam entre o móvel e a parede, como atrás do sofá ou de um quadro.

Curiosidade

Os cupins existem na Terra há muito mais tempo que o próprio homem. Restos fossilizados destes insetos já foram encontrados em formações geológicas datadas de 55 milhões de anos. Durante todo este período, os cupins têm desempenhado um papel fundamental no meio ambiente, na decomposição de matéria orgânico ao solo, contribuindo para a incorporação de nutrientes e fertilidade do solo.

Cupim come concreto? 

Muitas vezes ouve-se dizer que os cupins comem concreto, porém esta informação é incorreta. Na busca por material celulósico podem sim desgastar o concreto para permitir sua passagem, quando este for um obstáculo entre a colônia e a fonte de alimento. Os cupins são insetos pequenos e filados que se aproveitam deste fato para fazer pequenas perfurações, aproveitando falhas ou fissuras já existentes no concreto. Da mesma forma aproveitam-se de vãos existentes entre o concreto e os demais componentes da edificação, tais como dutos hidráulicos e conduítes elétricos, para atingir a fonte de alimentação.

Dicas de prevenção

– Faça uma descupinização preventiva. Procure uma firma especializada, com registro na Vigilância Sanitária e um responsável técnico.

– Trate as madeiras de construção antes de reaproveita-las.

 

– Caso esteja com obra em casa, remova toda a madeira usada. Não fique com os restos, eles podem estar infestados de cupins e acabar dominando a casa.

 

– Telas em janelas, portas, basculantes ou outras aberturas podem evitar a entrada de cupins, durante as revoadas, em períodos de acasalamento (de julho a outubro).

 

– Procure deixar móveis, como sofás, mesas e cadeiras longe de paredes.

 

– Observe regularmente se há pequenos furos ou pó semelhante à serragem em esquadrias, portas, tacos, rodapés, forros, moldura de quadros e móveis, em geral. Se houver cupim, substitua a peça e a destrua (queimando-as em local adequado), para que não espalhe os cupins.

Sobre nossa empresa

A Desentupidora Ambiental BR trabalha a mais de 15 anos no mercado, com diversos tipos de serviços de desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e sucção de resíduos.  Nossa empresa exerce seus serviços com o orçamento completamente gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, Entre em contato com a empresa pelo site www.ambientalbr.com.br, ou pelo fone (51) 3382 9999.

Os comentários estão encerrados.