Limpeza de calhas evita entupimentos em tubulações
29/09/2016
Limpeza de caixa d’água não deve ser feita com detergente
04/10/2016
Mostrar Todos

Cuidados na destinação de resíduos e proteção ao meio ambiente

Contaminação do solo, lençóis freáticos e de corpos d’água, mal cheiro e atrativo para animais vetores de doenças: o impacto do chorume no meio ambiente é alto, perigoso e pode ser maior do que podemos pensar. Formalmente conhecido como líquido percolado de aterro, o chorume se origina dos processos biológicos, químicos e físicos resultantes da decomposição de resíduos orgânicos. A destinação de resíduos altamente tóxicos como o chorume requer muito cuidado não só no transporte, mas também nos processos de carregamento e descarregamento. Maneiras inadequadas de gestão e destinação de resíduos como esse ocasiona graves danos ao meio ambiente e à saúde pública.

 

A norma NBR 8419/1992 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe sobre as condições mínimas estabelecidas para a construção de um aterro sanitário, exigindo que o projeto inclua um sistema de coleta, drenagem e tratamento de líquidos percolados. O processo de destinação de resíduos abrange desde a coleta no gerador até a estação de tratamento. Como se trata de substância tóxica, deve ser feita por empresas certificadas e com equipamento adequado.  Essa prática é altamente necessária, pois o descarte em córregos ou rios e não através da solicitação de uma empresa para o transporte de chorume se caracteriza como crime ambiental.

 

Eutrofização de corpos d’água

 

A destinação de resíduos como o chorume é um sério problema a ser enfrentado não só no Brasil, mas em vários países onde ocorre o aumento considerável de consumo e de lixo, associado a chuvas mais impetuosas, depósitos de entulho e sujidades em locais inadequados e de pouca infraestrutura. A situação se agrava quando não se tem arquitetada uma boa política de controle da destinação dos resíduos domésticos urbanos, hospitalares e industriais. O chorume produzido é difícil de se conter e chega a níveis surpreendentes, levando inúmeros prejuízos ao meio ambiente. A liberação de nitrogênio e do fósforo nos rios pelo chorume alimenta as algas, gerando uma proliferação muito rápida delas. Esse fenômeno é chamado de eutrofização, que leva a uma demanda maior pelo consumo de oxigênio dissolvido no rio, causando a morte de peixes e outros pequenos animais aquáticos.

 

Por que tratar o chorume?

 

A falta de cuidado e tratamento do chorume pode ocasionar danos generalizados. Além dos microrganismos danosos, esse resíduo pode carregar uma perigosa lista de metais pesados, como chumbo, ferro, manganês, cobre, mercúrio, entre outros. Se tudo isso atingir os lençóis freáticos, por exemplo, a poluição decorrente poderá ser muito séria e difícil de reverter. Tal acúmulo pode ainda levar os seres humanos a ter complicações diversas de saúde, como diarreias, problemas no fígado e nos pulmões, transtornos dermatológicos, alergias, alterações gastrointestinais e neurológicas, e até mesmo câncer. Não é preciso falar muito para que você fique convencido de que uma correta destinação de resíduos como o chorume é algo muito importante, tanto para a natureza quanto para a saúde humana, não é mesmo?

 

Gestão inclui destinação de resíduos

O gerenciamento da destinação de resíduos como chorume deve ser feito por profissionais especializados na coleta e transporte de efluentes líquidos industriais. O processo inclui a aspiração de todos os resíduos pastosos e líquidos, removendo-os sem nenhum derramamento. Depois da retirada é executado o transporte para a estação de tratamento autorizada, assim dando o início ao processo de tratamento. A Ambiental BR tem experiência na gestão e destinação de resíduos como chorume, executando o serviço sem riscos para sua empresa e para o meio ambiente. São mais de 15 anos de experiência e constantes investimentos em tecnologia e maquinário para a gestão de resíduos e proteção do meio ambiente. Certificada pela Fepam, Ibama, Anvisa e Inmetro, a Ambiental BR conta com funcionários são altamente capacitados, com treinamentos constantes para realizarem um bom atendimento e um transporte seguro. Trabalhamos 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados de Norte a Sul do País. Ligue 0800 643 2633.

Os comentários estão encerrados.