Controle de pragas urbanas para hortas e jardins

auto fossa
Auto Fossa deve avaliar situação do sistema periodicamente
19/07/2018
Desentupidora deve fazer limpeza da rede de esgoto de condomínios
Desentupidora deve fazer a limpeza de esgoto de condomínios
23/07/2018

Controle de pragas urbanas para hortas e jardins

Controle de pragas urbanas para hortas e jardins

Ter uma horta ou jardim em casa é muito bom. Mas demanda inúmeros cuidados, como fertilização da terra e principalmente de controle de pragas urbanas como formigas. Outros vilões são pulgões, moscas brancas, cochonilhas, lagartas e caracóis. Ainda bem que é possível adotar diferentes medidas para proteger suas plantas. Fazer o controle de pragas urbanas e aplicar inseticida natural são passos básicos para obter uma horta ou jardim bem bonito!

A diversidade no cultivo, por exemplo, ajuda a evitar que as pragas se alastrem. É importante também conservar os inimigos naturais do ambiente, como joaninhas, tesourinhas e bicho-lixeiro, que são responsáveis pelo controle biológico das pragas. O manejo da fertilidade do solo também é importante, pois plantas bem nutridas são menos susceptíveis às pragas. Esta fertilização pode ser por meio da adição de compostos orgânicos ou minerais ao solo.

Armadilhas adesivas

O uso de armadilhas adesivas pode ser uma alternativa no controle de pragas urbanas. Os pequenos insetos, por exemplo, são atraídos pela cor da armadilha e ficam aderidos a elas. Já para o controle de caracóis e lesmas é possível utilizar estopas embebidas em cerveja, que irão atrair estas pragas. Existe também a possibilidade do uso de inseticidas naturais, como o óleo de neem, a calda de fumo, e sabão, que, além de não afetarem os inimigos naturais, têm vida curta no ambiente.

Plantas repelentes

Alguns vegetais têm características repelentes de pragas, e, se possível, devem ser cultivadas próximas às plantas de interesse, para que reduzam a presença de pragas no local. Como exemplo de plantas repelentes temos a citronela e o crisântemo. Além destas alternativas, nada melhor que esquecer aquele padrão de plantação com vegetais todos iguais e separados simetricamente. Se você quer proteger seu pé de couve do pulgão verde, por exemplo, que tal colocá-la próxima de uma folhagem de lírio-da-paz ou outro tipo de planta que os pulgões não gostam? Quanto mais misturada e intercalada a posição de seus vasos mais segurança para seus cultivos.

Fale com nossa equipe

O Serviço de Controle de Pragas Urbanas da Ambiental BR reúne um conjunto de ações preventivas e corretivas para impedir a atração, abrigo, acesso ou proliferação de vetores e pragas urbanas. A Ambiental BR trabalha 24 horas, com atendimento para controle de pragas urbanas em Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra e Litoral. Ligue já ou solicite um orçamento por e-mail

Os comentários estão encerrados.