desentupir encanamento
Soluções práticas e rápidas que auxiliam a desentupir encanamento
31/01/2018
desentupidoras
Desentupidoras profissionais solucionam problema nos ralos de casa
05/02/2018
Mostrar Todos

Controle de pragas – esclareça suas dúvidas sobre a febre amarela

controle de pragas

Dois casos suspeitos de febre Amarela foram notificados no Rio Grande do Sul desde o início de 2018. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, um foi na cidade de Dois Irmãos e outro em Portão. No entanto, ainda não houve confirmação da doença. São inúmeras as dúvidas referentes a Febre Amarela, desde a sua forma de transmissão, prevenção e sintomas. Leia o artigo da equipe de controle de pragas da Ambiental BR sobre o assunto:

O que é Febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. É importante alertar que em ambos os casos a doença é a mesma, a diferenciação do ciclo de transmissão apenas ajuda nas estratégias para evitar a disseminação da febre amarela.

Sintomas
Os sintomas iniciais envolvem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Nos casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer. Se não tratada rapidamente, a febre amarela pode levar à morte em uma semana.

Mosquito transmissor
A febre amarela não é contagiosa, mas transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

Macacos não transmitem a doença
O macaco não transmite a febre amarela para seres humanos. Quem transmite a febre amarela é o mosquito Haemagogus. Ele é tão vítima quanto nós. Matar esses animais só serve para dificultar o trabalho do governo em controlar eventuais surtos. A presença dos macacos é a principal forma de perceber a chegada da febre amarela, antes dela atingir as pessoas. Por isso, também é preciso proteger os macacos, já que são considerados sentinelas e um alarme para a ocorrência do vírus.

Prevenção

A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.

Ações para o controle de pragas

Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Portanto, deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados. Para eliminar o mosquito adulto, em caso de epidemia de dengue ou febre amarela, deve-se fazer a aplicação de inseticida através do “fumacê”. Outras medidas de controle de pragas preventivas são o uso de repelente de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo.

Áreas de risco

A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco para a doença (zona rural da Região Norte, Centro Oeste, estado do Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).

Conheça a Ambiental BR

A Ambiental BR é uma empresa dedetizadora que realiza controle de pragas seguindo todas as normas técnicas vigentes. Nossa meta é realizar um serviço eficiente e sustentável, tendo o equilíbrio do meio ambiente e a satisfação do cliente como principais objetivos. Dispomos de equipamentos avançados e profissionais experientes, que traçam a melhor estratégia para cada situação.
A Ambiental BR possui os melhores e mais adequados métodos para realizar o controle de pragas com qualidade, segurança e alta tecnologia. O melhor custo-benefício com preço justo você encontra na Ambiental BR! Entre agora mesmo em contato com nossa equipe.

Os comentários estão encerrados.