Controle de pragas – Receitas poderosas de repelentes naturais

limpeza de caixa de gordura
Limpeza de caixa de gordura doméstica deve ser feita regularmente
13/01/2018
desentupidora de vaso
Quais as vantagens em contratar uma desentupidora de vaso sanitário?
16/01/2018

Controle de pragas – Receitas poderosas de repelentes naturais

controle de pragas

Verão significa praia, calor e insetos. Faça chuva ou faça sol, eles estão sempre presentes em nosso dia a dia. E por mais inofensivos que possam parecer, alguns são responsáveis por grandes epidemias que podem levar até a óbito. Para evitar picadas e a transmissão de temidas doenças como dengue e chikungunya, é preciso se proteger através de ações de controle de pragas no ambiente. E também se proteger com produtos como repelentes.
Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos cinco receitas de repelentes caseiros para adultos, gestantes, crianças à base de cravos, alfazema, vinagre e extratos de plantas. Você também pode usá-las no controle de pragas na sua casa outros locais com infestação de pragas. Confira!

Repelente com cravo-da-índia
O cheiro característico do cravo-da-índia, originado pela presença de eugenol em sua composição, é capaz de afastar mosquitos, além de moscas e formigas. A solução pode ser usada por adolescentes e adultos, incluindo gestantes após liberação médica.
Preparo e aplicação: em um frasco escuro, coloque 10 gramas de cravo-da-índia em 500 ml de álcool de cereais. Durante quatro dias, mexa a mistura a cada 12 horas. No quinto dia, retire os cravos e adicione 100 ml de óleo de amêndoa. Transfira a solução para um recipiente com válvula de spray e borrife na pele a cada 2 horas, agitando sempre antes de usar.

Repelente para o ambiente
Este repelente deve ser usado apenas no ambiente, jamais na pele!
Preparo e aplicação: misture 5 ml de óleo essencial de citronela em 1 litro de álcool a 70% (pode ser encontrado em farmácias). Agite e coloque numa embalagem borrifadora e aí é só utilizar no controle de pragas no ambiente!

Repelente para trilhas
Esta solução é indicada para uso em locais que tenham grande quantidade de mosquitos, moscas e pernilongos, como em matas. A sua utilização só não é indicada para gestantes, bebês e crianças.
Preparo e aplicação: em um recipiente com fechamento hermético, coloque 750 ml de vinagre de maçã natural e acrescente duas colheres de sopa das seguintes ervas secas: menta, tomilho, sálvia, alecrim e alfazema. Sele o recipiente e deixe descansar por duas semanas, agitando a solução diariamente. Após este período, coe as ervas e armazene o líquido na geladeira.
Quando for usá-la, misture a solução em água filtrada, em quantidades iguais, e borrife na pele a cada 4 horas. A mistura possui cheiro bem forte enquanto está molhada. Mas uma vez que esteja seca no corpo o aroma desaparece.

Outras maneiras de manter as pragas longe

No controle de pragas, a higiene do ambiente interno e externo é essencial. É muito importante combater o foco de insetos como mosquitos dentro de casa, porque às vezes ele pode estar no quintal, no telhado, na calha e nem percebemos. Para evitar baratas e formigas, por exemplo, é importante recolher sempre os restos de comida, manter bancadas e pias sempre secas. Retire o lixo, amarre, coloque para fora com frequência e lave a lixeira. Depois do ambiente limpo passe vinagre em toda a casa, quintal, varandas, bancadas.

Controle de pragas Ambiental BR

O melhor é contar com a supervisão e auxílio de um profissional especializado no controle de pragas. A Ambiental BR realiza o controle de pragas urbanas, onde além da utilização de processos químicos e biológicos para o controle das diversas pragas, busca a adequação do ambiente para que as pragas não encontrem um ambiente favorável para a sua proliferação.

Os comentários estão encerrados.