Controle de Pragas: Porto Alegre emite alerta sobre escorpião amarelo

limpeza de caixa d'água
Como escolher o melhor serviço de limpeza de caixa d’água?
08/11/2017
desentupir privada
Vantagens de desentupir privada com profissional especializado
10/11/2017

Controle de Pragas: Porto Alegre emite alerta sobre escorpião amarelo

controle de pragas

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre emitiu alerta epidemiologico à rede de saúde da cidade sobre a existência do escorpião amarelo na capital e para os cuidados em caso de picadas. O documento recomenda que em casos de acidentes com escorpião a vítima deverá ser encaminhada imediatamente para o HPS. Escorpiões costumam se abrigar em locais frescos e escuros, podendo vitimar principalmente crianças. Por isso, é importante adotar ações de controle de pragas na prevenção e combate a escorpiões.

O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é a espécie de escorpião que mais causa acidentes graves em especial com crianças. Em outubro, uma criança de cinco anos residente no bairro Lomba do Pinheiro foi atendida no Hospital de Pronto Socorro (HPS) após ser picada e a agilidade do atendimento foi essencial para o êxito do tratamento. É essencial ter cuidado com esse tipo de escorpião, pois ele pode levar ao óbito. Em média esse escorpião tem 7 cm de comprimento, com pernas e causa num tom de amarelo claro, o seu tronco é de um tom de amarelo escuro.

Apesar do escorpião não transmitir doenças, o veneno de sua picada pode ser bastante perigoso, principalmente se for o amarelo. Por isso, se você se encontrar algum na sua residência ou local de trabalho, não tente espantá-lo com as mãos ou os pés. Também não tente matá-lo com objetos curtos como sapatos, chinelos e pás. Isso porque, por se tratar de um aracnídeo bastante ágil, o escorpião pode avançar e atacar. Se for picado por um escorpião procure com urgência socorro médico.

Zonas de perigo

O escorpião amarelo costuma habitar locais frescos e escuros, em frestas de parede, pedaços de madeira, restos de construção, entulhos, ralos, esgotos, caixas de gordura, tanques, encanamentos, caixas com verduras, legumes e frutas, sapatos, roupas, camas, travesseiros, cortinas, alimentando-se de baratas. No caso de visualização do animal, evitar o contato e informar a localização através do telefone 156.

Controle de pragas peçonhentas

O controle de pragas como o escorpião abrange medidas preventivas como usar telas ou manter fechados os ralos de pias, tanques e banheiros. É importante também proteger soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia. Faça o controle de pragas contra baratas, alimento preferido do escorpião. Não elimine do ambiente as lagartixas, predadoras naturais dos escorpiões.

Controle de pragas Ambiental BR

Preocupada com a saúde e bem-estar de sua família, a Ambiental BR oferece diferentes soluções para controle de pragas. Sua equipe analisa o ambiente para determinar a praga alvo, a melhor metodologia a ser aplicada e os melhores produtos disponíveis e autorizados pelo Ministério da Saúde. O procedimento padrão não coloca sua família nem colaboradores em risco. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana. O orçamento é gratuito.

Os comentários estão encerrados.