Limpeza de tubulações ferroviárias previne erosão
Limpeza de tubulações ferroviárias previne erosão
31/08/2016
Proteja seu patrimônio com uma descupinização preventiva
Proteja seu patrimônio com uma descupinização preventiva
01/09/2016
Mostrar Todos

Contenção de vazamentos químicos inclui a sucção de resíduos

Contenção de vazamentos químicos inclui a sucção de resíduos

A liberação acidental de produtos químicos perigosos pode originar diferentes tipos de impacto, causando danos à saúde pública, ao meio ambiente, à segurança da população e ao patrimônio público e privado. Nestas situações, agir de maneira rápida e correta pode garantir menos danos. O primeiro passo é identificar o produto vazado, seguido de ações contenção do derramamento, sua neutralização por meio de absorventes específicos e a posterior limpeza da área afetada, incluindo a sucção de resíduos. São exemplos de produtos químicos perigosos os agrotóxicos, combustíveis (gasolina, álcool, Diesel, gás liquefeito de petróleo – GLP), ácidos, explosivos, infectantes e alcalinos (soda cáustica). As emergências envolvendo essas substâncias ocorrem, na maioria das vezes, no transporte rodoviário, porém também podem ocorrer nos outros meios de transporte, nas fábricas ou indústrias ou mesmo no mar, como são os casos de vazamento de petróleo.

Sucção dos resíduos

Caso já tenha ocorrido o vazamento no manuseio do produto químico ou no armazenamento, deve ser providenciado imediatamente a contenção desse produto químico que foi vazado. Isso pode ser feito com a utilização de absorventes específicos ou utilizando areia, terra, algo que segure o produto químico e evite que fuja ao controle e caia em um bueiro, canaleta pluvial e atinja algum manancial. Depois de o vazamento ter sido contido, é preciso realizar uma limpeza da área atingida e a sucção dos resíduos. Esse processo deve obedecer a regras rígidas de segurança, além de utilizar equipamentos e técnicas adequadas. Findo o processo, deve ser feito uma análise do solo para saber os níveis de contaminação.

Empresa especializada

O mercado conta com empresas especializadas em sucção de resíduos, caso da Ambiental BR, que aplica a sucção a vácuo. Esse procedimento utiliza equipamentos de sucção a vácuo e jatos de alta pressão (hidrojateamento). É importante ressaltar que todos os despejos líquidos devem ser transportados em caminhões específicos e tratados de maneira rigorosa. Quando for contratar um serviço de limpeza industrial, atente-se a esse detalhe para que as técnicas não só sejam aplicadas de maneira correta, mas também que todos os envolvidos estejam prevenidos.

Sobre nossa empresa

Além da limpeza de área industrial e transporte de resíduos, a Ambiental BR é especializada em serviços de desentupimentocontrole de pragashidrojateamentoentrega de água potável e uma variedade de serviços. Trabalhamos com orçamentos gratuitos, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados, de Norte a Sul do País. Ligue 0800 643 2633 e solicite um orçamento. Acesse nosso site www.ambientalbr.com.br 

Os comentários estão encerrados.