sucção de residuos
Sucção de resíduos é feita através de caminhões vacal e auto vácuo
16/08/2017
como desentupir o vaso
Como desentupir o vaso sanitário chamando uma desentupidora
18/08/2017
Mostrar Todos

Aprenda como limpar caixa d’água de seu imóvel residencial

como limpar caixa d'água

Algumas caixas d’água são de fibra de vidro, outras de fibrocimento e concreto, mas todas têm em comum a necessidade de serem devidamente limpas para garantir a saúde de sua família. Uma das principais causas de água contaminada é a negligência com a limpeza dos reservatórios. Nem sempre a água que vem da rua está limpa o suficiente, então, com a passagem do tempo, sedimentos e outras sujeiras vão sendo depositadas nas paredes dos tanques e a tornam imprópria para o uso. Mas você sabe como limpar caixa d’água?

É muito importante que os reservatórios de água sejam limpos a cada seis meses. Mas dependendo da origem da água, a limpeza pode ser ainda mais frequente. O procedimento deve seguir critérios que garantam a qualidade da água que ali será armazenada e consumida pelos moradores. Para aqueles que desejam realizar a higienização por conta própria elaboramos um tutorial de como limpar caixa d’água de seu imóvel residencial. No caso dos reservatórios de condomínios e prédios comerciais, a limpeza deve ser realizada por empresas credenciadas.

Processo preparatório

Programe com antecedência o dia da limpeza de sua caixa d’água. Prepare os materiais e equipamentos necessários, incluindo a solução com hipoclorito de sódio para que os organismos patogênicos que estão na caixa d’água sejam destruídos. É essencial o uso de botas e luvas para realizar todo o processo, e de uma escada em caso de caixas elevadas. Também não utilize vassouras, escova de cerdas metálicas, detergentes e qualquer tipo de sabão no procedimento de limpeza da caixa d´água. Confira agora nosso passo a passo de como limpar caixa d’água de seu imóvel residencial.

Como limpar caixa d’água

Passo 1 – Feche o registro de entrada da caixa d’água;
Passo 2 – Esvazie o reservatório, deixando apenas um pouco do líquido para usar na limpeza.
Passo 3 – Separe alguns panos e água sanitária. Coloque luvas e sapatos de borracha para evitar o contato com a sujeira;
Passo 4 – Feche o expurgo do reservatório e as torneiras e com uma rolha, tampe a saída da água.
Passo 5 – Esfregue as paredes e o fundo do reservatório com panos de limpeza. Não use nenhum tipo de produto nesse processo, como detergente ou sabão em pó. Apenas retire a sujeira esfregando o pano na estrutura da caixa. Jamais use objetos afiados;
Passo 6 – Após a limpeza completa, abra o registro de entrada e deixe a caixa d’água encher;
Passo 7 – Adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de capacidade do reservatório. Deixe a água sanitária agir por duas horas;
Passo 8 – Passada as duas horas, esvazie novamente o reservatório;
Passo 9 – Lave a tampa e feche totalmente a caixa, anotando a data em que a limpeza foi realizada;
Passo 10 – Abra novamente o registro de entrada de água.

Ligue para a Ambiental BR

O ideal é contratar uma empresa especializada em como limpar caixa d’água, que possua licenças e laudos que vão garantir a desinfecção e potabilidade da água. Além de revisar toda a estrutura da caixa, procurando vazamentos e rachaduras. Agende uma avaliação com os técnicos da Ambiental BR, empresa de limpeza de caixa d’água que oferece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e irá sanar todas as dúvidas que você possa ter, deixando-o tranquilo com o serviço que está sendo contratado.
Contamos com uma equipe treinada e altamente qualificada que executa todas as etapas de desinfecção e limpeza de caixas e reservatórios d’água seguindo rigorosamente os padrões estabelecidos. A Ambiental BR oferece o serviço de impermeabilização e de controle de pragas da tampa. Entre em contato com nosso plantão permanente e agende uma visita.

Os comentários estão encerrados.