Como desentupir caixa de gordura entupida e com transbordamento

Desentupimento em Porto Alegre através de hidrojateamento
Desentupimento em Porto Alegre através de hidrojateamento
03/10/2018
Controle de pragas em Porto Alegre para condomínios comerciais e residenciais
Controle de pragas em Porto Alegre para condomínios comerciais e residenciais
17/10/2018

Como desentupir caixa de gordura entupida e com transbordamento

Como desentupir caixa de gordura entupida e com transbordamento

Lavar a louça depois de uma refeição não é uma atividade que muitos desejam realizar. No entanto, muitas pessoas esquecem que a pia da cozinha é usada para transportar a água suja para o ralo e não para despejar lixo.  Além disso, é surpreendente que muitos acabem derramando óleo de cozinha ou descartem restos de comida na pia. Essas práticas podem ser caras ao longo do tempo, inclusive buscar maneiras de como desentupir caixa de gordura entupida.

As caixas de gordura são importantes, principalmente em restaurante e outras empresas de alimentos. Nesses locais, o descarte de lixo pela pia da cozinha pode gerar rapidamente o acúmulo de partículas nos canos que, em pouco tempo, acabam bloqueados. Em uma casa, uma família média não produz mais de três a cinco refeições por dia. Este número aumenta para milhares no caso de cozinhas comerciais e industriais.

Função da caixa de gordura

O papel da caixa de gordura é separar a gordura e os óleos das águas residuais. Esses dispositivos conseguem isso diminuindo o fluxo de águas residuais provenientes dos canos da cozinha. O objetivo disso é permitir que a água residual esfrie. Uma vez que ela esfrie até a temperatura ambiente, esse material irá flutuar até o topo do coletor de caixa de gordura.

Da mesma forma, as águas residuais podem conter outros tipos de resíduos sólidos. Estes resíduos serão geralmente mais pesados ​​em massa. Se assim for, eles irão afundar na parte mais baixa da armadilha. Uma vez que este processo tenha sido realizado, a armadilha de gordura permitirá que o resto da água residual seja direcionada a rede de esgoto pública.

Se eles pararem de verificar os resíduos sólidos, eles acabarão bloqueando o coletor de graxa, tornando-o inutilizável. Muito pior, quando o processo recomeça, a água residual não tratada fluirá para o ralo. Com o tempo, o dreno irá desenvolver bloqueios, resultando em multas e outras penalidades.

E agora, como desentupir caixa de gordura entupida?

Muitos métodos caseiros de como desentupir caixa de gordura entupida são famosos. O mais conhecido deles utiliza luvas de borracha, água quente e produtos como o Diabo Verde, que pode ser muito perigoso. Confira abaixo como desentupir caixa de gordura entupida:

1 – Coloque luvas de borracha que vão até o cotovelo e botas de borracha. A máscara de proteção é opcional, mas recomendável devido ao cheiro desagradável. Separe também sacos de lixo para receber o material recolhido de dentro da caixa de gordura;

2 – Abra a tampa da caixa de gordura, seja ela feita de concreto ou outro material, e retire a gordura usando as mãos, conchas, baldes ou potes que caibam dentro dela;

3 –  Enquanto realiza a limpeza, jogue a gordura dentro dos sacos de lixo;

4 – Continue o processo de remoção manual da gordura até que não reste nada além de líquidos dentro da caixa. Remova todos os pedaços grandes de gordura ou óleos que estiverem grudados na caixa;

5 – Limpe as tampas, as laterais da caixa, e as peças com sabão e água à temperatura ambiente. Use uma palha de aço para remover o excesso de resíduos e odor. Lave as laterais e as peças com água para remover o sabão e os detritos;

6 – Reinstale as peças da caixa de gordura. Recoloque a tampa ao certificar-se de que todas as peças estejam nos seus respectivos locais. Anote na agenda a data e repita o processo em quatro meses.

Boas práticas

Para garantir que a caixa de gordura funcione nos níveis ideais, siga as instruções a seguir:

  •         Monitore regularmente os níveis de gordura, óleos e sólidos na armadilha.
  •         Apenas pessoal qualificado é responsável pela remoção da caixa de gordura.
  •         Instale e mantenha dispositivos de pré-tratamento adequados para reduzir os níveis de contaminação nas águas residuais antes que elas entrem na caixa de gordura.
  •         Mantenha o volume de águas residuais e a corrente nos níveis especificados no projeto de capacidade da caixa de gordura.
  •         Evita a rápida descarga de grandes volumes de águas residuais na caixa de gordura.
  •         Adote boas práticas de trabalho, tais como não despejar óleo de cozinha na pia, remover e jogar no lixo os restos de comida dos pratos.
  •         Evite deixar a água correr para descongelar alimentos.
  •         Use a máquina de lavar louça somente quando estiver completamente cheia.

Conte com a Ambiental BR

Para uma manutenção segura e garantida, contrate a Ambiental BR, empresa especializada em diversos tipos de serviços de desentupimentos, hidrojateamentos, controle de pragas, limpeza de caixa d’água, entrega de água potável, limpeza de fossa e entre outros. A empresa conta com uma equipe altamente especializada e equipamentos modernos que resolve seu problema rapidamente e com o mínimo de sujeira. Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana, tanto pequenas residências, como grandes empresas. O orçamento é gratuito.

Os comentários estão encerrados.