Ligue agora e solicite uma visita técnica gratuita:

3103-1901

3103-1912


Caminhão de Hidrojateamento


O uso do hidrojateamento na limpeza e na desobstrução.


Você sabe como funciona o processo de hidrojateamento? Hoje vamos explicar como funciona e quais as suas principais aplicações. Acompanhe conosco.


O que é hidrojateamento


O hidrojateamento pode ser caracterizado por um processo em que um jato de água pressurizado é utilizado para desempenhar uma limpeza profunda e/ou desobstrução de uma superfície.

O jato pode estar nas formas de lâmina ou neblina e a pressão da água pode ser caracterizada de três maneiras:

- Jato de água de baixa pressão ou de até 5 mil psi. - Jato de água de alta pressão ou entre 5 a 10 mil psi. - Jato de água de ultra pressão ou acima de 10 mil psi.

A alta pressão com a qual a água sai pelo jato permite a limpeza e o desentupimento de tubos ou canos de até 8”. Geralmente, o jato tem a capacidade de 260 litros de água por minuto e é usado para a desobstrução industrial, comercial e de residências.

Processo de limpeza ou a desobstrução das superfícies

O jato de água de alta pressão apresenta alta velocidade que pode gerar uma pressão de até mil kgf/cm².

Essa pressão é ideal para que ocorra a destruição de dejetos e/ou objetos que estão causando a paralisação do fluxo ou mantendo o local impróprio por causa da sujeira pesada. O jato remove detritos, dejetos, gordura, agentes contaminadores, revestimentos, entre outros.

Dessa maneira, a limpeza por meio do hidrojateamento permite que o fluxo da superfície ou dentro de uma tubulação, por exemplo, volte a circular normalmente.

O hidrojateamento não causa danos nas estruturas dessas tubulações, o que confere à técnica um de seus principais benefícios.

Tipos de hidrojateamento

Há vários tipos de hidrojateamento. São eles:

  • Jato de alta pressão.
  • Corte com água a alta pressão: uso do jato de alta pressão combinado com outros líquidos ou sólidos para cortar as superfícies.
  • Bico ou Bocal: é um acessório que possui uma ou mais aberturas para que o a descarga aconteça. O bocal restringe a área por onde a água passa, aumentando assim, a velocidade de sua passagem.
  • Lança: é um acessório rígido, tubular e de metal utilizado como uma extensão da mangueira até o bico.
  • Jateamento com lança: combina lança e bico que são inseridas e retiradas dos tubos ou canos.
  • Jateamento com mangueira: é a técnica em que uma mangueira é unida a um bico ou uma lança e um bico é introduzida e retirada de um tubo ou cano. Essa técnica é mais utilizada para a limpeza de bueiros ou canos/tubos de esgoto.
  • Jateamento com pistola: combina o uso da lança e do bico. Pode ser utilizada em todos os sentidos de operação.

Áreas em que o hidrojateamento pode ser aplicado e como ele é realizado

A técnica de limpeza ou desobstrução por meio do hidrojateamento é indicado principalmente nas áreas de redes de esgoto sanitário ou pluvial, áreas confinadas das indústrias químicas ou petroquímicas, siderúrgicas, caixas de gordura da indústria alimentícia, tubulações industriais em geral.

Outras áreas em que o hidrojateamento pode ser aplicado são: limpeza de inundações, a remoção de entulhos, limpeza de tanques, caldeiras, coletores, fachadas, etc.

Em linhas gerais, o hidrojateamento é feito com o uso de caminhões equipados com bombas de alta pressão que são as responsáveis por liberar o hidrojato que fará a limpeza ou a desobstrução do local.

Benefícios do uso do hidrojateamento nos processos de limpeza e/ou desobstrução de superfícies e tubulações

Os benefícios e vantagens da utilização da limpeza com a técnica de hidrojateamento são muitos. Veja abaixo:

  • Ao utilizar o hidrojateamento de alta pressão você garante que as estruturas das tubulações ou das outras superfícies em que a técnica será aplicada sejam danificadas ou completamente perdidas.
  • A técnica do hidrojateamento pode ser considerada como uma opção ecológica, porque não causa impactos negativos no meio ambiente.
  • O hidrojato não possui quaisquer tipos de agentes contaminadores, poluentes ou químicos.
  • A técnica também não possui quaisquer materiais que produzam faíscas ou que emitam gases ou fumaças tóxicas.

A tecnologia aplicada ao hidrojateamento

A tecnologia tem propiciado muitos recursos para que as técnicas de limpeza e desobstrução por meio do hidrojateamento se tornem cada vez mais eficazes e simples de serem realizadas.

Acessórios como bicos rotativos e veículos como caminhões compactos conjugados já podem ser encontrados nas principais empresas que realizam esses serviços para realizar uma limpeza completa e eficiente.

O Hidrojato é aplicado para desobstruir e limpar redes e ramais de esgoto, além de caixas de gordura, caixas d’água, tubulações, tanques, redes de águas pluviais e esgotos, entre outros. São realizados com equipamentos de média, alta e ultra pressão, sem danificar o banheiro. Ideal para área de saneamento básico, desobstrução de rede de esgoto.
Este serviço é realizado com caminhão ou estação fixa de trabalho equipado com reservatório de água, sendo alta pressão ou vazão, dependendo do tipo de obstrução,  acompanhado de acessórios, EPIs e técnicos qualificados para execução dos serviços.
Consulte alguns artigos sobre hidrojateamento baixa, média e ultra pressão aqui no nosso site.


Precisando de nossos serviços?

Entre em contato conosco.


Fale Agora

Hidrojateamento

Hoje em dia é bastante fácil encontrar uma diversidade de técnicas que têm como objetivo realizar limpezas profundas em variadas superfícies e equipamentos. Afinal de contas, a limpeza é algo bastante importante, não só para evitar doenças, como também para evitar o contato com agentes maléficos para a saúde. E para quem deseja realizar limpezas profundas, hoje uma das melhores opções que existem é o hidrojateamento. E é exatamente pensando nisso que separamos aqui diversas informações sobre a técnica e suas vantagens, tudo para que você saiba mais sobre ela, e contrate na Ambiental BR, para ter segurança e tranquilidade.

Ficou curioso para saber mais? Continue lendo e confira.

O equipamento de hidrojato é utilizado em quais serviços?

Utilizada principalmente para desobstrução e limpeza, o hidrojateamento é uma técnica que pode ser aplicada nas mais diversas superfícies e equipamentos. Isso acontece porque para realizar a limpeza, a técnica utiliza apenas água e pressão.

E é exatamente por essa característica que o hidrojato é indicado para limpeza de tubulações e até mesmo para desentupimentos difíceis, sedo utilizado também para limpezas de materiais de difícil remoção, como tintas e resíduos químicos.

Para conseguir esse feito, o hidrojato utiliza as propriedade solventes que estão presentes na água que são unidas à grande força física que é gerada pela pressão do aparelho. E é exatamente por esses motivos que ele tem seu uso indicado para tubulações e sistemas hidráulicos que precisam ser limpos de resíduos e impurezas.

Qual a vantagem de utilizar o hidrojato?

Sem dúvida alguma, a maior vantagem do hidrojato é que ele não utiliza nada além de água para realizar limpezas e desentupimentos. Dessa forma, ao contrário de técnicas como jateamento abrasivo, por exemplo, o hidrojateamento não tem os riscos que normalmente estão atrelados à utilização de produtos químicos, não gerando resíduos particulados e também não produzindo faíscas.

Assim, a técnica pode ser utilizada em qualquer ambiente, até mesmo aqueles que possuem risco de explosão, abrangendo tanto áreas rurais quanto regiões urbanas. Para completar, é ecologicamente correta, tudo porque o único material que ela utiliza é a água. Mais ainda, ela não possui o risco de danificar a superfície que está limpando como pode acontecer com técnicas que utilizam produtos químicos.

De quebra, o grau de limpeza do hidrojato é mais profundo e garante resultados melhores quando comparado ao uso de outras técnicas.

Que cuidados o operador deve ter?

Apesar de ser segura, a técnica exige que o operador do hidrojato tenha diversos cuidados não só para que o serviço seja bem realizado, mas também para garantir a sua segurança e de quem está próximo. Para isso é preciso que o operador esteja bem equipado, com equipamentos como capacete com protetor facial, conjunto impermeável, protetor de ouvidos, luvas de PVC, botas com biqueira de aço, entre outros. Em resumo, é preciso que ele esteja equipado com todos os equipamentos de segurança obrigatórios para o serviço.

Além disso, deve-se tomar cuidado quando o hidrojateamento for realizado próximo de aparelhos elétricos, também não podendo ser realizado de cima de superfícies como escadas caso o operador não conte com cinto de segurança.