Os problemas gerados pelo descarte inadequado de resíduos são muitos e, geralmente, visíveis. Na maioria dos casos, eles se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. No Brasil, o destino dado aos resíduos é fator de tamanha importância que pode até mesmo levar responsáveis pela má gestão dos resíduos a pagarem multas e em alguns casos levar a penas de reclusão de até três anos.

A natureza é uma das principais vítimas da má gestão dos resíduos. Quando descartados de modo inadequado, determinados tipos de resíduos provenientes de estabelecimentos comerciais, industriais e unidades de saúde infiltram pelo solo e podem contaminar a terra e os lençóis freáticos que abastecem as bacias hidrográficas, poluindo o meio ambiente e água que consumimos no dia-a-dia.

Maneiras inadequadas de gestão de resíduos como o do chorume ocasiona graves danos ao meio ambiente e à saúde pública. Formalmente conhecido como líquido percolado de aterro, ele se origina dos processos biológicos, químicos e físicos resultantes da decomposição de resíduos orgânicos. Além dos microrganismos danosos, esse resíduo pode carregar uma perigosa lista de metais pesados, como chumbo, ferro, manganês, cobre, mercúrio, entre outros.

Efeitos da má gestão

A gestão de resíduos como o chorume é um sério problema a ser enfrentado. O chorume produzido é difícil de se conter e chega a níveis surpreendentes, levando inúmeros prejuízos ao meio ambiente. A liberação de nitrogênio e do fósforo nos rios pelo chorume alimenta as algas, gerando uma proliferação muito rápida delas. Esse fenômeno é chamado de eutrofização, que leva a uma demanda maior pelo consumo de oxigênio dissolvido no rio, causando a morte de peixes e outros pequenos animais aquáticos.

A norma NBR 8419/1992 dispõe sobre as condições mínimas estabelecidas para a construção de um aterro sanitário, exigindo que o projeto inclua um sistema de coleta, drenagem e tratamento de líquidos percolados.

Monitoramento por GPS

Estados como o de Santa Catarina adotaram a obrigatoriedade de instalação de GPS nos veículos usados por empresas de limpeza de fossa. A medida contribui para uma correta gestão de resíduos ao coibir o descarte irregular desse material altamente poluente.

Compromisso com as gerações futuras

Para a Ambiental BR, cuidar do meio ambiente é mais do que uma responsabilidade, é o dever da nossa empresa. Por isso, oferecemos um serviço de gestão de resíduos domésticos e industriais. O processo inclui a aspiração de todos os resíduos pastosos e líquidos, removendo-os sem nenhum derramamento. Depois da retirada é executado o transporte para a estação de tratamento autorizada, assim dando o início ao processo de tratamento.

A Ambiental BR tem experiência na gestão e destinação de resíduos como chorume, executando o serviço sem riscos para sua empresa e para o meio ambiente. São mais de 15 anos de experiência e constantes investimentos em tecnologia e maquinário para a gestão de resíduos e proteção do meio ambiente. Certificada pela Fepam, Ibama, Anvisa e Inmetro, a Ambiental BR conta com funcionários são altamente capacitados, com treinamentos constantes para realizarem um bom atendimento e um transporte seguro.

Ligue agora e solicite uma visita técnica gratuita:

(51) 3101-1901

(51) 3382-9922


Gestão de resíduos


Soluções para um mundo mais sustentável.

gestão de resíduos

Os resíduos gerados por diversos processos necessitam de um destino adequado de modo a evitar impactos ao meio ambiente, como poluição de corpos hídricos, contaminação de lençol freático e danos à saúde. A legislação ambiental, através de órgãos responsáveis como Fepam, Ibama e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), dentre outros órgãos oficiais, determina normas a serem cumpridas no processo de gestão de resíduos. Para isso, você pode contar com a experiência e profissionalismo da Ambiental BR no serviço de gerenciamento de resíduos.

No Brasil, além de desvalorizar e até mesmo inviabilizar seu negócio, a gestão inadequada de resíduos é crime ambiental e pode acarretar em altas multas e até prisão do responsável. A Ambiental BR é uma das maiores e mais conceituadas empresas no setor de gestão de resíduos no Rio Grande do Sul. Nossa equipe multidisciplinar conduz todas as etapas do processo, desde a coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final até a disposição ambientalmente adequada.

O primeiro passo é fazer a classificação dos resíduos sólidos gerados em uma determinada atividade. A partir daí serão definidas as etapas de coleta, armazenagem, transporte, manipulação e destinação final, de acordo com cada tipo de resíduo gerado. Na Ambiental BR, o transporte externo é realizado por equipamentos apropriados a cada tipo de resíduo, levando-se em conta a segurança através de Legislação e Normas Técnicas aplicáveis, evitando a ocorrência de acidentes ambientais.

Confira a seguir os locais onde executamos nossos serviços:

– Bacias de Tratamento;
– Caixas de gordura;
– Efluentes líquidos industriais de classe I e II;
– Estações de Tratamento de Efluentes;
– Fossas;
– Lama;
– Líquidos percolados, como o chorume;
– Lodos biológicos;
– Poços de recalque;
– Suga e distribui adubo orgânico;
– Resíduos indústrias;
– Tanques de decantação;
– Tanques industriais.

É importante destacar que conduzir de maneira errada a gestão de resíduos pode levar seus responsáveis ao pagamento de multas e a sanções penais (prisão, por exemplo) e administrativas. A Ambiental BR conta com veículos de alta tecnologia certificados pelo INMETRO e uma equipe devidamente instruída e treinada para a gestão de resíduos. Apresentamos todos os laudos comprobatórios a cada etapa da gestão e do transporte de efluentes.

Além de remover resíduos, a Ambiental BR também projeta sistemas para recuperação de áreas degradadas em decorrência de derrames. A empresa possui expertise e quadro técnico capacitado para desenvolver, caso a caso, técnicas e processos de remediação de solo e lençol freático. Dependendo do grau ou complexidade de um acidente ou vazamento químico, áreas de solo e o lençol freático podem ser comprometidos.

Visando atender com agilidade dispomos de uma completa estação de tratamento de efluentes móvel equipada com equipamentos como decanter, flotador e filtro. Tudo para atender de forma rápida, eficiente e com total capacidade de fornecer água tratada dentro dos padrões exigidos pela Fepam e Ibama. Com o conjunto de equipamentos da Estação de Tratamento Móvel é possível reduzir cerca de 90% da umidade do lodo, reduzindo assim o custo para disposição final.

O processo de tratamento com estação móvel funciona da seguinte maneira:

1 - Uma bomba de sucção de efluentes é instalada para succionar os resíduos do lago/rio;
2 - O flotador recebe o efluente e inicia o processo de tratamento com a separação de fases (sólido e líquido), disponibilizando apenas o líquido para polimento final;
3 - O decanter com capacidade para 60m³/hora recebe o lodo retido no flotador para diminuição de umidade do mesmo;
4 - O flotador disponibiliza o líquido para polimento de acordo com as exigências de qualidade da Fepam e do Ibama.

Combinando mais de uma década de experiência e know-how, a Ambiental BR oferece soluções de baixo risco e ambientalmente corretas, mesmo para as necessidades mais especiais. Ligue para nosso plantão de atendimento e saiba mais sobre nosso serviço de Gestão de Resíduos.


Precisando de nossos serviços?

Entre em contato conosco.


Fale Agora

Gestão de Resíduos