desentupidora de pia
Desentupidora Ambiental BR lista principais causas de entupimentos
18/04/2017
Desratizadora Ambiental BR alerta sobre doenças causadas por roedores
20/04/2017
Mostrar Todos

Verifique as condições dos caminhões usados no transporte de resíduos

A preservação dos recursos naturais inclui diferentes ações, que vão desde pequenos gestos individuais como a separação do lixo em casa a preocupação de empresas e indústrias com a destinação dos efluentes produzidos. Procedimentos corretos para o transporte de resíduos domésticos e industriais são uma garantia de preservação do meio ambiente e de proteção à saúde pública. Essa atividade obedece a legislação específica e rigorosa, principalmente em relação aos veículos responsáveis pelo armazenamento e deslocamento de substâncias perigosas. Existem vários tipos de caminhões tanques para transporte de resíduos, cuja capacidade pode variar entre 2 a 45m³.

O transporte de resíduos inclui a aspiração de resíduos líquidos e pastosos, utilizando neste processo uma bomba de alto vácuo para sucção e um tanque convencional de aço carbônico para armazenamento, fazendo com que essa remoção ocorra sem qualquer derramamento. Muitos destes veículos também possuem sistema de hidrojateamento, o que permite a realização de uma autolimpeza. Com a funcionalidade, o transporte de resíduos se torna ainda mais prático e mais seguro.

O sistema alto vácuo é utilizado para limpeza e transporte de resíduos biológicos, físicos e químicos em caixas de gordura, efluentes líquidos e pastosos industriais classe I e II, lodos biológicos, fossas, poços de recalque, lama, óleo, líquidos percolados (chorume), tanques industriais e de decantação, entre outros. É importante evitar que os resíduos distintos sejam misturados durante a coleta para que não ocorram alterações no processo de tratamento.

Os caminhões usados no transporte de resíduos perigosos são obrigados a adotar uma série de medidas de segurança. O veículo tem que estar em boas condições de manutenção e externamente precisa estar sinalizado com placas indicativas para mostrar o produto que carrega e seus riscos. A legislação vigente no país detalha como deve ser feita a identificação e o transporte dos produtos perigosos, sua classificação, a sinalização externa dos veículos de carga, a documentação necessária para o transporte, os equipamentos de segurança e quem são os responsáveis em caso de acidentes, entre outros aspectos.

Os caminhões da Ambiental BR são certificados no INMETRO e os motoristas possuem curso de movimentação de produtos perigosos, garantindo confiabilidade e segurança na operação e transporte de resíduos de nossos clientes. Nossa empresa gerencia as etapas do transporte, fornecendo todos os laudos necessários, atendendo as normas ABNT e exigências dos órgãos estaduais de controle ambiental. Entre em contato com nossa central de atendimento e solicite orçamento gratuito.

Os comentários estão encerrados.