Como limpar caixa de gordura – organize um plano de limpeza
17/02/2017
Dicas de uma desentupidora de ralo
Desratização: como fazer e outras dúvidas frequentes
21/02/2017
Mostrar Todos

Razões para não descuidar da limpeza de reservatórios de água

Economizar no desentupimento de canos pode sair bem caro

A qualidade da água consumida influencia diretamente na sua saúde. No Brasil, cerca de 60% dos internos em Hospitais Públicos são vítimas de doenças de veiculação hídrica. Daí a necessidade de dispensar uma especial atenção para os reservatórios de água. Última parada de toda água potável tratada antes de sair na sua torneira, ele precisa de cuidados periódicos. É o caso da limpeza de reservatórios de água, que deve ser feita a cada seis meses. A falta de assepsia provoca uma enorme lista de infecções que podem ser contraídas através de agentes transmissores que, devido à falta de higiene, podem estar na água. Alguns exemplos desses problemas são a leptospirose, amebíase, febre tifóide, entre outros.

A falta de limpeza de reservatórios de água gera um acúmulo de sujeira e micro-organismos que podem contaminar a água. Uma vedação frágil facilita a entrada de ratos, passarinhos, morcegos, baratas e contaminar a água. A água que chega à caixa de água recebe muitos tratamentos químicos e físicos e acaba lavando pequenas quantidades de terra, que pode ir descendo lentamente pela rede e acumular em torneiras, chuveiros, registros e causar um entupimento. O cuidado com a limpeza de reservatórios de água deve ser ainda maior nas cidades que possuem temperaturas mais altas, pois o calor facilita a sobrevivência de larvas e alguns insetos.

É importante ressaltar que em condomínios, o trabalho de manutenção, desinfecção, higienização e limpeza de reservatórios de água deve ser realizado apenas por empresas especializadas. Além disso, a empresa responsável pelo serviço deve entregar ao condomínio um relatório com a explicação do procedimento adotado e se foram identificados problemas como infiltrações e ferragens expostas.

O morador pode se responsabilizar pela limpeza de reservatórios de água menores. Ela deve ser feita com água sanitária, que tem a mesma ação do cloro, substância usada para manter a água limpa. Não é indicado usar panos que soltem resíduos, vassoura nem detergente ou qualquer outro produto de limpeza que pode contaminar a água. Para limpar corretamente sua caixa d’água você pode chamar uma empresa especializada, que contará com técnicos treinados e experientes, não precisando se expor aos riscos de manusear o objeto do alto da sua casa.

Fuja dos prestadores de serviços que não utilizam o equipamento adequado e produtos apropriados, deixando o serviço imperfeito. Contrate apenas empresas especializadas em limpeza de reservatórios de água e com autorização da Vigilância Sanitária. Com a Ambiental BR você pode contar com profissionais altamente capacitados na limpeza de reservatórios de água e em serviços como transporte de água potável, controle de pragas, hidrojateamento, desentupimentos, limpeza de fossa e entre outros. Contate nossa central de atendimento e solicite seu orçamento gratuito.

Os comentários estão encerrados.